Notícias

Planalto divulga nota sobre carta de iraniana

18/1/2011
Publicidade
Expandir publicidade

Rudolfo Lago

O Palácio do Planalto divulgou nota sobre a carta enviada pela deputada iraniana Zoheh Elahian, presidenta do Comitê de Direitos Humanos da Assembleia Consultiva do Irã. Na carta, a deputada dá informações sobre o processo contra Sakineh Ashtianti, condenada à morte por adultério e por suposto envolvimento na morte de seu ex-marido. A nota redigida pelo governo brasileiro, porém, não esclarece o conteúdo da carta. Ontem (17), a agência de notícias iraniana Isna informara que Zoheh, na carta, dizia que Sakineh não seria mais executada, e que sua pena estava comutada para dez anos de prisão. O Palácio do Planalto não confirma a informação. A nota é vaga sobre a situação de Sakineh.

Dilma apenas agradece a carta e diz manter o "interesse em contribuir para um diálogo construtivo" com o Irã. A presidenta "reitera a disposição de continuar conferindo à questão dos Direitos Humanos um lugar central em nossa política externa". E elogia "a disposição da deputada Zohreh Elahian de realizar um amplo intercâmbio de opiniões'. E sugere, inclusive, que ela busque um diálogo com as comissões de Direitos Humanos do Congresso brasileiro.

Leia a íntegra da nota:

Nota sobre a carta da deputada iraniana Zohreh Elahian enviada à Presidenta Dilma Rousseff

"A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento hoje, 18 de janeiro, da carta que lhe foi enviada pela Deputada Zohreh Elahian, Presidenta do Comitê de Direitos Humanos da Assembleia Consultiva do Irã.Agradece os cumprimentos que a parlamentar lhe dirigiu por sua eleição à Presidência do Brasil, as informações que constam da carta e o interesse em contribuir para um diálogo construtivo entre os dois países sobre temas bilaterais e multilaterais.

A Presidenta Dilma Rousseff reitera a disposição de continuar conferindo à questão dos Direitos Humanos um lugar central em nossa política externa, sem seletividade e tratamento discriminatório. A Presidenta considera, finalmente, como muito positiva a disposição da deputada Zohreh Elahian de realizar um amplo intercâmbio de opiniões por meio dos canais adequados. Um diálogo com as comissões de Direitos Humanos do Congresso brasileiro poderá ser de grande utilidade nesse sentido.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos