Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/12/2010 15:39
Renata Camargo
A mensagem do presidente Lula com a indicação de Alexandre Tombini para o cargo de presidente do Banco Central foi lida no plenário do Senado nesta sexta-feira (3) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC - escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir o Banco Central no próximo governo - será sabatinado na próxima terça-feira (7) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Tombini irá substituir o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, que ocupa a Presidência do banco desde o início do primeiro mandato do presidente Lula. Depois de ser sabatinado na CAE, Tombini terá sua indicação submetida à votação na comissão e no plenário do Senado.
Segundo o líder do PT no Senado, Aloisio Mercadante (SP), o presidente Lula deve indicar em breve um novo diretor para ocupar a vaga de Tombini na Diretoria de Normas. A sabatina do novo diretor, no entanto, será realizada em outro momento. A intenção é ouvir o futuro presidente do Banco Central com exclusividade.
Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), Tombini é Ph.D em economia, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. O gaúcho de Porto Alegre é funcionário de carreira do Banco Central. Desde 1996, Tombini, 47 anos, é diretor de Normas do BC. Entre 2001 e 2006, foi assessor sênio da Diretoria Executiva do banco no escritório da representação brasileira junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA