Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/12/2010 15:39
Renata Camargo
A mensagem do presidente Lula com a indicação de Alexandre Tombini para o cargo de presidente do Banco Central foi lida no plenário do Senado nesta sexta-feira (3) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC - escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir o Banco Central no próximo governo - será sabatinado na próxima terça-feira (7) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Tombini irá substituir o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, que ocupa a Presidência do banco desde o início do primeiro mandato do presidente Lula. Depois de ser sabatinado na CAE, Tombini terá sua indicação submetida à votação na comissão e no plenário do Senado.
Segundo o líder do PT no Senado, Aloisio Mercadante (SP), o presidente Lula deve indicar em breve um novo diretor para ocupar a vaga de Tombini na Diretoria de Normas. A sabatina do novo diretor, no entanto, será realizada em outro momento. A intenção é ouvir o futuro presidente do Banco Central com exclusividade.
Economista formado pela Universidade de Brasília (UnB), Tombini é Ph.D em economia, pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. O gaúcho de Porto Alegre é funcionário de carreira do Banco Central. Desde 1996, Tombini, 47 anos, é diretor de Normas do BC. Entre 2001 e 2006, foi assessor sênio da Diretoria Executiva do banco no escritório da representação brasileira junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas