Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/8/2010 11:24
Rudolfo Lago
Começou quente o debate UOL/Folha. No primeiro bloco, em que candidato perguntou para candidato, José Serra, do PSDB, e Dilma Rousseff, do PT, protagonizaram uma discussão sobre a irresponsabilidade dos partidos de oposição. Dilma questionou Serra pelo fato de o DEM ter entrado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o Prouni, o programa de bolsas para universitários.
Dilma cita ameaça a Prouni e Serra diz que elá é ingrata
Serra respondeu que o questionamento do DEM referia-se a um ponto específico do programa. E atacou Dilma e o PT pelo questionamento. "O PT votou contra a eleição de Tancredo Neves, votou contra a Constituição, votou contra o Plano Real, votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em matéria de quanto pior, melhor, o PT é campeão". Na réplica, Dilma acabou tendo de reconhecer os erros de avaliação cometidos pelo PT nesses episódios. "A diferença é que o PT reconheceu os erros".
Marina também fez um questionamento duro a Serra e Marina. Ao perguntar a Dilma sobre reforma política, a candidata do PV disse que essa reforma não saiu nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula porque o grupo político que apoiou esses dois governos era comprometido com o "toma-lá-dá-cá". Dilma e Marina concordaram na ideia de fazer uma Constituinte exclusiva para tratar do tema. Serra propôs a adoção do voto distrital, começando pelas cidades maiores.
Também houve uma discussão sobre ensino técnico, na qual Serra propôs a criação do Protec, que seria um Prouni do ensino técnico. Ele propôs a criação de um milhão de vagas para ensino técnico.
Tags
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo