Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/6/2010 18:06
[/caption]Rodolfo Torres
Como já pareciam apontar as pesquisas anteriores, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ultrapassou seu principal adversário, José Serra, do PSDB. As pesquisas dos últimos meses já mostravam como Serra foi perdendo a vantagem que tinha até os dois candidatos aparecerem empatados. Seguindo a tendência de crescimento, Dilma aparece agora pela primeira vez à frente de Serra na pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (23). De acordo com a pesquisa, Dilma tem 40% das intenções de voto. Está cinco pontos percentuais à frente de Serra, que aparece com 35%. Por sua vez, a candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), registra 9%.
Nesse cenário, o Ibope considerou apenas os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Foi feito ainda um outro levantamento no qual aparecem todos os 11 candidatos que dizem pretender disputar a sucessão do presidente Lula. Nesse cenário, Dilma mantém a vantagem sobre Serra, embora o percentual de intenção de votos de ambos diminua. Dilma aparece com 38,2%; Serra, com 32,3%, e Marina, com 7%. Dos demais candidatos, o que aparece na frente é Ciro Moura, do PTC, com 0.9%. Em seguida, vem Levy Fidélix, do PRTB, com 0,3%; Ivan Pinheiro (PCB), Zé Maria (PSTU), e José Maria Eymael (PSDC), com 0,2%; Américo de Souza (PSL), Mário de Oliveira (PTdoB) e Oscar Silva (PHS), com 0,1%. Plínio de Arruda Sampaio (PSol) teve zero.
Na pesquisa Ibope anterior, divulgada em março, Dilma estava empatada tecnicamente com Serra. A petista registrava 33% contra 35 do tucano. Marina Detinha 8 %.
Num eventual segunda turno entre Dilma e Serra, ela teria 45% dos votos válidos contra 38% de Serra. "Uma situação inversa da que era observada há três meses", afirma o levantamento.
A pesquisa, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, foi realizada entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.
Outro recorde
A pesquisa também aponta um recorde: 85% dos brasileiros aprovam a forma de o presidente Lula governar o país. O índice é dois pontos percentuais acima da rodada de março. A confiança no presidente também é recorde: 81% confiam em Lula, o que representa quatro pontos acima da rodada anterior.
Em relação ao governo, a avaliação positiva permaneceu estável: 75% consideram o governo "ótimo" ou "bom".
Tags
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
Recesso parlamentar
Girão pede suspensão do recesso para investigar INSS e Banco Master