Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/6/2010 13:15
Mário Coelho
Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram nesta quarta-feira (23) projeto do ex-deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), morto em 2009, que proíbe produtos destinados ao público infanto-juvenil com forma parecida à do cigarro. A matéria será apreciada agora pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) em decisão terminativa, ou seja, sem necessidade de passar pelo plenário.
O projeto proíbe a fabricação, a comercialização, a distribuição e a propaganda de produtos nacionais e importados, de qualquer natureza, bem como embalagens. "Há movimento mundial, nos dias de hoje, para a proteção da infância e da juventude contra a indução ao vício, e como exemplo citamos a Lei portuguesa nº 37, de 2007, que dá execução à Convenção da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco", afirmou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) no seu relatório.
"O Brasil acompanha essa tendência, e o presente projeto pode ser aprovado, por não conflitar com nenhum dispositivo da Constituição, tendo em vista alcançar universo maior do que a Resolução baixada pela Anvisa, por proibir não somente a comercialização de produtos alimentares com forma de cigarro, mas todo e qualquer tipo de produto contendo a referida forma", concluiu Flexa Ribeiro.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru