Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE mantém propaganda do DEM com Serra

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE mantém propaganda do DEM com Serra

Congresso em Foco

27/5/2010 19:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Aldir Passarinho Junior manteve nesta quinta-feira (27) a propaganda partidária nacional do DEM. Ele negou pedido do PT, feito em caráter liminar, para suspender a inserção nas emissoras de televisão. No pedido dos petistas, há a afirmação de que o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, vai ocupar significativa parte do programa nacional do partido.

Ao negar a liminar, o ministro também mandou arquivar o processo. De acordo com o TSE, Aldir Passarinho afirmou que não há censura prévia aos programas partidários. No entanto, ele completou dizendo que, se for o caso, o partido pode voltar a questionar a propaganda. Caso seja considerada ilegal, o DEM pode pagar multa e ter seu espaço para divulgação do partido cassado para 2011. A legislação eleitoral proíbe a participação de pessoas não filiadas ao partido na propaganda partidária.

Além de manter o programa do DEM desta noite, o ministro, que também é o corregedor-geral eleitoral, negou outro pedido do PT para suspender novas exibições de inserção do DEM veiculada na última quinta-feira (20) em São Paulo. Para ele, não houve desvio da finalidade da propaganda partidária, tendo em vista que o conteúdo da inserção foi uma prestação de contas da administração municipal à sociedade.

No pedido, o PT argumentou que ficou clara a intenção de alavancar a popularidade eleitoral do pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, ao divulgarem a imagem pessoal do ex-governador de São Paulo, José Serra. Nesta ação, o PT também pediu a suspensão de outras duas inserções veiculadas no mesmo dia em São Paulo. No entanto, Aldir Passarinho Junior ressaltou que a veiculação dessas propagandas já havia sido suspensa por ele próprio, a pedido do PT, em representação anterior.

Defesa

O presidente Lula, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), enviou defesa ao TSE em três representações apresentadas pelo DEM que pedem a aplicação de multa por propaganda eleitoral. Em todas elas, a defesa do presidente argumenta que não houve nos eventos em homenagem ao Dia do Trabalho, em 1º de maio, Dia do Trabalho, a existência de provas de propaganda eleitoral antecipada, nem de pedido expresso de votos.

O texto da defesa diz, de acordo com a corte eleitoral, que as representações do DEM são conjecturas a partir de frágeis elementos que desvirtuam a acusação de propaganda eleitoral antecipada, "para macular a imagem do presidente da República e promover a veiculação do partido". A AGU a improcedência das representações por não haver "existência dos requisitos cumulativos essenciais para a caracterização da propaganda eleitoral antecipada".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Sarney reage a denúncias contra Senado

Comissão da PEC dos Jornalistas terá reunião na próxima terça

MP cobra da Câmara do DF processo contra distritais

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Lei do Estagiário

Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários

2

RELAÇÕES EXTERIORES

Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel

3

Custo Aéreo

Audiência pública discute custos operacionais do transporte aéreo

4

Efeméride

Constituição de 1988: 37 anos de direitos e mudanças no país

5

Execução penal

Pollon propõe excluir benefícios de presos por crimes contra a vida

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES