Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TSE mantém propaganda do DEM com Serra

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TSE mantém propaganda do DEM com Serra

Congresso em Foco

27/5/2010 19:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Aldir Passarinho Junior manteve nesta quinta-feira (27) a propaganda partidária nacional do DEM. Ele negou pedido do PT, feito em caráter liminar, para suspender a inserção nas emissoras de televisão. No pedido dos petistas, há a afirmação de que o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, vai ocupar significativa parte do programa nacional do partido.

Ao negar a liminar, o ministro também mandou arquivar o processo. De acordo com o TSE, Aldir Passarinho afirmou que não há censura prévia aos programas partidários. No entanto, ele completou dizendo que, se for o caso, o partido pode voltar a questionar a propaganda. Caso seja considerada ilegal, o DEM pode pagar multa e ter seu espaço para divulgação do partido cassado para 2011. A legislação eleitoral proíbe a participação de pessoas não filiadas ao partido na propaganda partidária.

Além de manter o programa do DEM desta noite, o ministro, que também é o corregedor-geral eleitoral, negou outro pedido do PT para suspender novas exibições de inserção do DEM veiculada na última quinta-feira (20) em São Paulo. Para ele, não houve desvio da finalidade da propaganda partidária, tendo em vista que o conteúdo da inserção foi uma prestação de contas da administração municipal à sociedade.

No pedido, o PT argumentou que ficou clara a intenção de alavancar a popularidade eleitoral do pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, ao divulgarem a imagem pessoal do ex-governador de São Paulo, José Serra. Nesta ação, o PT também pediu a suspensão de outras duas inserções veiculadas no mesmo dia em São Paulo. No entanto, Aldir Passarinho Junior ressaltou que a veiculação dessas propagandas já havia sido suspensa por ele próprio, a pedido do PT, em representação anterior.

Defesa

O presidente Lula, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), enviou defesa ao TSE em três representações apresentadas pelo DEM que pedem a aplicação de multa por propaganda eleitoral. Em todas elas, a defesa do presidente argumenta que não houve nos eventos em homenagem ao Dia do Trabalho, em 1º de maio, Dia do Trabalho, a existência de provas de propaganda eleitoral antecipada, nem de pedido expresso de votos.

O texto da defesa diz, de acordo com a corte eleitoral, que as representações do DEM são conjecturas a partir de frágeis elementos que desvirtuam a acusação de propaganda eleitoral antecipada, "para macular a imagem do presidente da República e promover a veiculação do partido". A AGU a improcedência das representações por não haver "existência dos requisitos cumulativos essenciais para a caracterização da propaganda eleitoral antecipada".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Sarney reage a denúncias contra Senado

Comissão da PEC dos Jornalistas terá reunião na próxima terça

MP cobra da Câmara do DF processo contra distritais

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES