Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/4/2010 14:43
Rodolfo Torres
Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admitiu que a taxa básica de juros da economia (Selic) deve subir. A medida, explica Meirelles, é importante para conter a inflação no país e para permitir que o índice volte a cair futuramente. Atualmente, a Selic é de 8,75% ao ano.
"É importante que se suba para manter a inflação dentro da meta e garantir queda das taxas de juros no longo prazo, em função da melhor previsibilidade para a economia", afirmou.
Pelo fato de a inflação medida em março ter chegado a 1,10%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, a expectativa do mercado é que a taxa volte a aumentar na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
Apesar da alta da inflação, Meirelles destacou o número de empregos formais criados no país no mês passado: 266 mil. O presidente do Banco Central ressaltou que a taxa de desemprego no país (7,4%) está menor do que a registrada em outros países, como Espanha (19%) e Estados Unidos (9,7%).
Após a audiência, a CAE autorizou empréstimo de até US$ 19,7 milhões em favor do Rio de Janeiro com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dinheiro será utilizado para modernizar o fisco estadual. A proposta ainda será analisada no plenário do Senado.
Temas
Crime Organizado
Deputado baiano é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro
DETRATOR DE MORAES
Polícia italiana detém Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes