Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Greve na terra de Avatar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Greve na terra de Avatar

Congresso em Foco

19/4/2010 6:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Heitor Diniz*

Há muito que o meio ambiente está na pauta do dia de todo país que tenha um mínimo de visão de futuro, mais especificamente sobre o futuro que quer deixar para as gerações seguintes.
 
No Brasil, de inestimáveis recursos naturais, o tema é recorrente no noticiário nacional, sem que isso signifique necessariamente que tenhamos atingido a maturidade sobre a agenda do dia das questões ambientais, das maiores às menores.
 
Ao contrário, nosso espírito de vira-latas (como bem observava o gênio Nelson Rodrigues), aliado à nossa mentalidade ainda provinciana de bajulação às grandes potências, produzem, por exemplo, aberrações como a visita do diretor de cinema James Cameron, para meter a colher na questão da Usina de Belo Monte, como observa o articulista João Bosco Leal, em seu blog.
 
Fazendo uso de sua fama avatariana e titânica, Cameron atraiu microfones e holofotes (principalmente os nossos), alertando que conversará com congressistas americanos sobre as consequências para o meio ambiente da construção da usina, num típico "vou contar tudo para a minha mãe", entende?
 
Soberanias e palpitarias internacionais e cinematográficas à parte, eu comentava ainda há pouco sobre a nossa falta da maturidade no trato com a questão ambiental. E, como quase tudo no Brasil, o buraco no meio ambiente também é mais embaixo. Muito mais embaixo. Diria que é estrutural. E, para piorar, o foco no meio ambiente por aqui ainda é atrapalhado por questões, digamos, prosaicas e elementares. Duvida?
 
Ora, não é por acaso que, bem durante a visita de Cameron, o grosso do funcionalismo público federal ligado ao tema esteja na efervescência de seus movimentos... paredistas.
 
Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes... Eis alguns dos órgãos que amargam a dureza de uma batalha que não é bem a verde. Brigam mesmo - e com razão - é por melhores condições de renda e trabalho. São acompanhados por servidores de outras carreiras federais, como o Ministério do Trabalho, Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Patrimônio da União, Polícia Federal...
 
E o que será que diz o Lula, aos 40 do segundo tempo de seu mandato e do alto dos seus 80% (um "campeão de audiência" de fazer inveja até... a James Cameron)?
 
Achei aqui uma fala de Lula sobre o tema. Em discurso, ele alertava "a todos os governos estaduais, especialmente ao governo federal e ao governo do Distrito Federal, que tentem negociar os acordos coletivos com as categorias profissionais ligadas ao governo, antes que aconteça a greve. E para negociar não é difícil: é preciso que o governo tenha competência, tenha um orçamento transparente, que chame a associação dos funcionários que estão reivindicando e mostre a essas pessoas a verdade do orçamento e por que o governo está negando, coisa que nunca é feita em nenhum estado, em nenhum município neste país".
 
Você deve estar se perguntando: ué, o que será que deu no Lula? Parece até outra pessoa!
 
Ah, sim. Essa inesperada lucidez crítica tem a sua razão de ser, e não é o fato de Lula já estar de saída e preparando suas eventuais críticas ao novo governo, caso não consiga eleger seu poste dilmocrático. Essa fala do Lula (e veja você que não é mentira minha) foi publicada em 1º de abril... de 1987, mais precisamente no Diário da Assembleia Nacional Constituinte.
 
Mas isso eram outros tempos. Quando o Lula era, de fato, outra pessoa.

*Heitor Diniz é jornalista de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Acompanhe-o em www.uai.com.br/cronicapolitica

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum

LEIA MAIS

Para onde foram os negros?

Consumo consciente, uma prática da cidadania

Internet banda larga ou gambiarra de elevado custo?

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES