Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/3/2010 12:45
Renata Camargo
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que renegocia dívidas vencidas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O PL 539/2009 estabelece que seja retroativa a eventual redução de juros para financiamentos concedidos por meio FIES, o que possibilita que antigos devedores possam se beneficiar com juros menores.
Os membros da comissão aprovaram regime de urgência para o projeto, que segue agora para o plenário do Senado, antes de retornar à Câmara. Segundo o relator da proposta, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a matéria permite retroagir para os antigos financiamentos, que não foram beneficiados pelo novo FIES, os juros de 3% ao ano. Zambiasi argumenta que dívidas antigas somam até 9% de juros.
"O novo projeto do Fies, do Ministério da Educação, admite apenas juros de 3% para os novos financiamentos e dívidas a partir de 2010. As dívidas antigas somaram os 9% e foram acumulando, criando toda essa inadimplência e problemas com os fiadores. O que queremos é dar a oportunidade de que se retroaja o juro reduzido para todo o financiamento. Queremos que todos os estudantes se beneficiem desses novos índices, assim como já foi feito com a dívida agrícola, por exemplo", disse Zambiasi.
O relator afirma também que a proposta abre a possibilidade de ampliar o prazo de financiamento e de redução de 1% ao ano para todos os integrantes do Programa de Saúde da Família. "Até então se previa que apenas os médicos fossem beneficiados. Agora médico, enfermeiro e outros profissionais de saúde serão beneficiados". Segundo ele, o projeto também abre a possibilidade para que o estudante possa optar pela inscrição do Fies no meio do ano, ao invés de ter que se inscrever sempre no início dos anos letivos.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira