Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dilma em dose tripla no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dilma em dose tripla no Senado

Congresso em Foco

17/11/2009 17:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37104" align="alignleft" width="300" caption="Dilma vai ter que explicar apagão em três comissões diferentes"]Dilma vai ter que explicar apagão em três comissões diferentes[/caption]

Fábio Góis

O debate sobre o setor elétrico continua em alta tensão no Senado. Depois de convites aprovados nas comissões de Infra-Estrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foram convidados para falar sobre o blecaute da semana passada também na Comissão de Relações Exteriores (CRE). O requerimento, apresentado nesta terça-feira (17) pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), foi aprovado há pouco por unanimidade na CRE, colegiado presidido pelo tucano Eduardo Azeredo (MG).

"Nós fizemos hoje o que eles fizeram ontem", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), referindo-se ao fato de a base ter se articulado para, antecipando-se à oposição, convidar Dilma e Lobão para audiências na CI, com o apoio presencial de 18 autoridades e técnicos do setor - que ficariam encarregados das perguntas "inconvenientes".

Base dribla oposição e convida Dilma e Lobão

Para Agripino, o fato de o presidente da CI, Fernando Collor (PTB-AL), ter apresentado e submetido à votação um requerimento nas circunstâncias de ontem - em plena segunda-feira, com poucos senadores na Casa, e sem a presença dos membros oposicionistas - mostra que o governo quer montar "um circo" favorável a Dilma e Lobão.

"Isso é pior do que um comício, é um circo, um grupo de 20 pessoas diante de uma platéia a discutir [o tema do apagão] de forma supostamente técnica, sem aprofundamento e superficial, sem apresentar sugestões de ação efetiva para combater o apagão", disse o senador potiguar, para quem o governo quer "jogar a poeira para debaixo do tapete" com a convocação de 18 profissionais - e não 20 - da área.

"[O governo] está querendo criar, com a vinda de 20 técnicos, uma grande encenação para dizer que havia cumprido com sua obrigação. Daí pra frente, é como Lobão disse: 'o assunto está encerrado'", acrescentou.

Caso não encerrado

Os ânimos oposicionistas ficaram acirrados depois de Lobão ter dito que o assunto estaria "encerrado", uma vez que o fornecimento de energia elétrica fora restabelecido "em poucas horas", e depois de Dilma ter classificado como "barbeiragem" o fato de um governo recorrer ao racionamento - referência velada ao problema que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso enfrentou em seu primeiro mandato, em 2001.

Ontem, por meio de nota (confira a íntegra), o Ministério de Minas e Energia afirma que o apagão da semana passada foi provocado por um curto-circuito. "Pouco depois das 22 horas da terça-feira passada, curtos-circuitos próximos à subestação de Itaberá, em São Paulo, provocaram o desligamento de três linhas de alta tensão que transportavam energia da usina de Itaipu e do sistema Sul", registra a nota (leia mais).      

O requerimento aprovado na CI define que Dilma e Lobão compareçam na condição de convidados a qualquer momento da série de audiências públicas. Ou seja, os ministros têm a vantagem de marcar data e horário dos encontros, bem como a prerrogativa de ignorar perguntas que não queiram responder. Segundo o documento, a chefe da Casa Civil só participará das audiências em uma segunda fase, quando o governo já teria desgastado o debate. A primeira audiência foi marcada para o próximo dia 26.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE adia julgamento de Ivo Cassol

Prêmio Congresso em Foco entra na reta final

CCJ da Câmara aprova fim do fator previdenciário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES