Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/11/2009 14:18
[/caption]Edson Sardinha
O presidente Lula cobrou hoje (13) de órgãos do setor elétrico uma resposta para o apagão elétrico que atingiu 18 estados brasileiros e o Distrito Federal na última terça-feira (10). De acordo com o presidente, as causas do blecaute ainda não foram devidamente esclarecidas e o que se tem dito até agora sobre o assunto não passa de "achismo".
"Em algum momento o governo vai dizer exatamente o que aconteceu", declarou. O presidente disse que a oposição se precipita ao acusar o governo de negligência, assim como fez com o acidente da TAM, em 2007, quando também culpou o Executivo pelo acidente que deixou 185 mortos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. "Fora de Deus, todos os seres humanos estão passíveis de erro", afirmou o presidente.
Lula admitiu que a justificativa apresentada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que o blecaute foi causado pela concentração de raios na região de Itaberá (SP), onde há uma subestação de energia elétrica, ainda precisa ser confirmada (leia mais). "Se o sistema brasileiro é robusto, por que tivemos esse desastre?".
Na próxima terça-feira (17), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara vai ouvir Lobão sobre as causas do apagão elétrico. O requerimento, aprovado na quarta-feira (11), estende o convite ao presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tomalsquim, e ao diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.
Ontem, a Câmara aprovou a criação de uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre o apagão elétrico de terça-feira, que afetou 18 estados e o Distrito Federal. O pedido foi feito pela Comissão de Minas e Energia. O requerimento teve apoio do governo e da oposição, tendo sido aprovado por acordo. A comissão ainda não tem sua composição definida.
Temas