Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/6/2009 20:23
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu nesta quarta-feira (10) a taxa básica de juros da economia em 1%, passando de 10,25% para 9,25% ao ano. A razão, segundo o Banco Central, é o cenário inflacionário que se desenha em virtude da turbulência financeira mundial.
Essa é a primeira vez na história do país que a taxa de juros fica abaixo de 10%.
Principal instrumento para o controle da inflação, a taxa básica de juros do país segue uma tendência mundial de queda em virtude da atual crise financeira internacional. Uma das consequências diretas da redução na taxa de juros é o acesso facilitado ao crédito, que, por sua vez, impulsiona o consumo.
Confira a íntegra da nota do Banco Central
Tendo em vista as perspectivas para a inflação em relação à trajetória de metas, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,25% a.a., sem viés, por seis votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,75 p.p. Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeitos sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o Comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa. O Copom acompanhará atentamente a evolução do cenário prospectivo para a inflação até a sua próxima reunião, para então definir os próximos passos da estratégia de política monetária.
Brasília, 10 de junho de 2009
Banco Central do Brasil
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo