Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dilma recebeu pedido de filantrópica investigada

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dilma recebeu pedido de filantrópica investigada

Congresso em Foco

22/4/2008 | Atualizado 27/4/2008 às 19:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lúcio Lambranho e Eduardo Militão

 

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, ofereceu ajuda a uma das entidades filantrópicas investigadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Fariseu. Quem atesta a informação é um dos pivôs do esquema de venda de Certificados de Entidade de Assistência Social (Cebas) no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o advogado Luiz Vicente Dutra, um dos seis presos pela PF.

 

Dilma fez um tratamento de saúde no Hospital Mãe de Deus em 2006, segundo o advogado, que representa várias entidades investigadas, entre elas, a Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do hospital.

 

Satisfeita com o atendimento, a ministra teria oferecido ajuda à instituição na mesma época em que estava parado um processo de revisão de isenção tributária da Aesc no Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

 

Ainda em 2005, o mesmo CRPS já tinha cancelado a isenção porque considerava que o Mãe de Deus, com base em recurso dos fiscais do INSS, não cumpria a legislação que regula o Cebas e que garante os benefícios fiscais.  

 

A oferta aconteceu, segundo Dutra, antes do julgamento de 30 de abril do ano passado, quando o Conselho reverteu a situação desfavorável do hospital mantida pelo CRPS até então e cancelou os julgamentos anteriores, determinando novas investigações pelos auditores sobre o caso.

 

Nesse intervalo de tempo, um dos assessores de Dilma recebeu um memorial com os principais argumentos da entidade. E, além disso, de acordo com Dutra, um pedido para que o processo do Mãe de Deus fosse colocado o mais rápido possível na pauta de julgamentos do CRPS.

 

Tese rejeitada

 

Apesar de revelar que a oferta de ajuda partiu da ministra, Dutra rejeita a tese de que Dilma interferiu no processo ou tenha pelo menos conseguido apressar o julgamento. "Acho que nem isso, mas esse era o pedido", afirma o ex-advogado da entidade.  

 

Dutra enfatiza que a oferta foi feita antes do julgamento. "Foi anterior ao julgamento. Ela tem amizade com as irmãs há muito anos, dos tratamentos que ela fez aqui no passado e com sua família. Ela disse: 'Olha, posso fazer alguma coisa por vocês, sou muito grata e tal'. E a irmã: 'Olha, estamos com um processo lá, se desse para agilizar'."

 

Cautela

 

Ainda não há provas do envolvimento direto da ministra no caso, mas os investigadores apuram com extrema cautela se houve interferência da ministra-chefe da Casa Civil. Caso isso se confirme, o processo será remetido imediatamente ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Os mesmos investigadores temem que a repercussão do caso aumente a pressão sobre a apuração de irregularidades na concessão de certificados para entidades filantrópicas.

 

O diretor-superintendente do hospital Mãe de Deus, Cláudio Seferin, admite que pediu ajuda à ministra Dilma quando ela passou por exames na instituição. Ele foi ouvido pela PF na última sexta-feira (18), em Porto Alegre. Mas negou que ela tenha oferecido ajuda, como sustenta o advogado Dutra. Ele é que teria procurado Dilma. O site apurou que, durante as viagens do presidente Lula à capital gaúcha, o hospital sempre é colocado à disposição da comitiva presidencial.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 73994, "viewed": [ "73994" ], "context": "{\"articlekey\":73994,\"originalarticlekey\":\"73994\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES