O presidente Lula passa esta sexta-feira (6) no Espírito Santo inaugurando projetos de educação, segurança e infraestrutura.
Pela manhã, ele vai ao bairro São Pedro, em Vitória. A região receberá 29 projetos contra a criminalidade, dentro do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Entre as medidas, está o policiamento comunitário, a proteção de jovens em situação de risco e o treinamento de moradores para fazerem a mediação de conflitos.
Segundo a Presidência da República, o Pronasci investiu R$ 35,6 milhões no Espírito Santo desde 2008. Atualmente, estudam na Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) 2.400 policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários e peritos do estado.
Gás
Ao meio-dia, o presidente Lula inaugura a segunda fase da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, em Linhares (ES). Com isso, a unidade produzirá 11,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural e 15 mil barris por dia de um óleo leve produzido com o gás natural – o chamado condensado de petróleo.
O pólo de Cacimbas ainda está em expansão. Quando estiver concluída a fase III, a produção de gás subirá para 18 milhões de metros cúbicos por dia, além de 34 mil barris por dia de condensado.
Escolas técnicas
Às 16h, Lula inaugura quatro escolas técnicas federais no Espírito Santo. Ainda em Linhares, ele participa da cerimônia de lançamento dos cursos instalados na cidade e também em Aracruz, São Mateus e Nova Venécia. Até 2011, as instituições atenderão 4.800 alunos. O investimento nas obras é de R$ 19,7 milhões.
Em Aracruz, serão oferecidos cursos técnicos de nível médio em mecânica e química. Em Linhares, administração e automação industrial. Em Nova Venécia, edificação e mineração. Em São Mateus, eletrotécnica e mecânica.
O governo investe para criar 214 novas escolas técnicas até 2010. Segundo a Presidência da República, faltam apenas 39 unidades para a meta ser atingida.
À noite, Lula retorna para Brasília. (Eduardo Militão)