Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. FSM: intelectuais vão debater futuro da Amazônia e da crise

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

FSM: intelectuais vão debater futuro da Amazônia e da crise

Congresso em Foco

27/1/2009 9:11

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com abertura prevista para esta tarde (27), o Fórum Social Mundial (FSM) se estenderá até o próximo domingo (1º), em Belém, com uma extensa programação. Em sua nona edição, o FSM será composto por mais de 2,4 mil atividades.  

 

Os debates, palestras, mesas-redondas, oficinas, eventos culturais e outras atividades oferecidas são organizados por entidades da sociedade civil e instituições ligadas a questões sociais do Brasil e de outros países. As principais discussões devem girar em torno do futuro da Amazônia e das alternativas para a crise econômica e financeira mundial (leia mais).

 

Até o fim da semana, também são aguardados cinco presidentes de países da América Latina. Além de Lula, devem participar do encontro o venezuelano Hugo Chávez, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o paraguaio Fernando Lugo.

 

Serão realizados, simultaneamente, mais de 200 eventos com os mais variados temas e importantes intelectuais, escritores, ativistas, entre outros. Para dar uma idéia do fórum e de suas atividades, o Congresso em Foco selecionou alguns nomes de personalidades que estarão presentes e alguns destaques da programação. (Renata Camargo, de Belém)

 

Veja os nomes de destaque do Fórum Social Mundial:

 

Boaventura de Sousa Santos – doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale (Estados Unidos), é professor de economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. É também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade. É referência em temas como globalização, democracia e direitos humanos, com trabalhos traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão.

 

Frei Betto – frade franciscano e uma das vozes mais ativas pela justiça social na América Latina, Frei Betto foi coordenador social do Programa Fome Zero e assessor-especial do presidente Lula até dezembro de 2004. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É autor de 44 livros, entre eles A Mosca Azul e Calendário do Poder, nos quais faz avaliação do governo Lula.

 

Marcio Pochmann – doutor em economia, é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2007. Foi secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da cidade de São Paulo, entre 2001 e 2004, na gestão de Marta Suplicy (PT).

 

Leonardo Boff – doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique (Alemanha), é dos nomes mais emblemáticos da Teologia da Libertação, frente cristã que une o discurso da fé com a necessidade de rever a miséria e marginalização. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.

 

Noam Chomsky – Lingüista e ativista político norte-americano de origem judaica, Chomsky é conhecido por ser um ferrenho crítico da política, sociedade e economia norte-americana, particularmente a política externa dos Estados Unidos. Ficou conhecido por se opor firmemente à Guerra do Vietnã e à Guerra do Golfo Pérsico, com as obras American Power and the New Mandarins (1969) e Human Rights and American Foreign Policy (1978).

 

Eduardo Galeano

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Marcha em Belém abre hoje o Fórum Social Mundial

Manchetes dos jornais de hoje - 27jan2009

Chacina de Unaí: meia década de impunidade

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES