Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/1/2009 | Atualizado às 21:39
A diretora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, Maria Luiza Mendonça, espera que o Fórum Social Mundial (FSM) não seja usado como palanque político como em anos anteriores. Nesta edição, confirmaram presença o presidente Lula e mais quatro presidentes sul-americanos, além de ministros e governadores. Ela é também uma das criadoras do Fórum, que começa sua nona edição na próxima terça-feira (27) em Belém (PA).
Em entrevista à Agência Brasil, Maria Luiza revelou o desejo de que o protagonismo do fórum esteja nas organizações populares e de base. "Espero que esse fórum não seja um palanque eleitoral, não seja usado de forma eleitoreira. Se isso acontecer realmente o evento vai perder seu principal objetivo que é a construção de um mundo mais justo, mais igualitário e a defesa de um outro modelo de desenvolvimento”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.
Maria Luiza disse a Agência Brasil que, nesta edição, será mais difícil o governo conseguir se auto-promover porque as atuais políticas adotadas vão de encontro aos princípios do FSM. “Em relação à administração petista e ao modelo de desenvolvimento adotado por esse governo, eu acredito que vai gerar muito mais críticas e polêmicas do que na época do governo petista do Olívio Dutra em Porto Alegre, que era mesmo um símbolo de democracia participativa.”
Além das questões políticas e ambientais, Maria Luiza afirmou na entrevista que as crises econômica e alimentar serão grandes focos da edição 2009 do FSM. “Mas é claro que ele se pauta por uma diversidade de organizações e pontos de vista. Essa é uma das características principais do evento”. A eleição de Barack Obama para presidência dos Estados Unidos e a guerra entre Hamas e Israel na faixa de Gaza são outros temas que devem marcar a edição do evento. (Mário Coelho)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil