Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasil vai fornecer logística em resgate de reféns das Farc

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Brasil vai fornecer logística em resgate de reféns das Farc

Congresso em Foco

23/1/2009 | Atualizado às 20:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em operação coordenada pela Cruz Vermelha Internacional, o Brasil vai participar da libertação de seis reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), grupo paramilitar visto como terrorista pela maioria dos países. O anúncio foi feito hoje (23) pelo embaixador do Brasil na capital Bogotá, Valdemar Carneiro, na Casa de Nariño (sede do governo colombiano), por ocasião da cerimônia anual de saudação do corpo diplomático. A data do resgate ainda não foi definida.

Depois de seguidas negociações, os guerrilheiros das Farc concordaram em libertar, há cerca de um mês, a libertação do ex-governador do Departamento (estado) de Meta, Alan Jara, do ex-deputado Sigifredo López, de três policiais militares e de um soldado que ainda estão em poder dos guerrilheiros. A entrega dos reféns foi adiada porque as Farc exigiram que um representante da comunidade internacional acompanhasse a operação. As informações são das agências de notícia Reuters e France Presse.

Valdemar Carneiro informou que o governo brasileiro vai contribuir com procedimentos logísticos e emprestar helicópteros na operação de salvamento, em plena selva colombiana. De acordo com o diplomata, a ajuda foi solicitada pela própria Cruz Vermelha.

Valdemar acrescentou que o Brasil só aceitou cooperar porque o governo colombiano concordou com os termos do resgate. Uma fonte ouvida pela Reuters, que pediu para não ser identificada, informou que dois helicópteros com tripulação serão fornecidos pelo Brasil, e resgatarão os reféns em local a ser indicado pelos guerrilheiros das Farc.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CIVC) divulgou comunicado segundo o qual o "Brasil foi considerado [para participar da operação] por sua proximidade geográfica e pelas facilidades logísticas que poderia oferecer ao processo". 

Elogio

Ao Congresso em Foco, o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que não sabia das negociações em curso entre os governos de Brasil e Colômbia, mas recebeu a notícia com entusiasmo.

“Qualquer participação do Brasil em uma ação desta natureza é louvável. Se é uma operação humanitária, é digna de elogio”, disse Heráclito, dizendo que “vai acompanhar” os desdobramentos do assunto.

Segundo o senador piauiense, não tramita na CRE nenhum tipo de proposição que disponha sobre eventuais atividades do governo brasileiro em relação à atuação das Farc no país vizinho. “As Farc são uma entidade de uma outra nação. A Comissão de Relações Exteriores trata dos assuntos do país”, concluiu. (Fábio Góis)

Confira íntegra do comunicado do CICV:

"Comunicado de imprensa

Colômbia: Brasil está disposto a apoiar a operação humanitária do CICV

Bogotá (CICV) - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirma que o Brasil está disposto a proporcionar a esta Instituição o apoio logístico necessário para facilitar a anunciada libertação de Sigifredo López, Alan Jara e quatro membros da força pública colombiana no poder das FARC-EP.

O CICV dialogou com alguns países da região sobre as capacidades e disponibilidades logísticas para concluir esta missão. O diálogo se concentrou nos diferentes aspectos envolvidos na complexidade logística desta missão humanitária.

O Brasil foi considerado devido a sua proximidade geográfica e pelas facilidades de logística que poderá oferecer a este processo.

O CICV reitera, mais uma vez, a importância da discrição e prudência para o bom resultado desta missão."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo e oposição querem medir ações anticrise

Comissão da Câmara reitera apoio a refúgio para Battisti

Brasil envia carta à Itália sobre refúgio a Battisti

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES