Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/1/2009 | Atualizado às 10:05
Quem quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir deste ano terá que passar mais tempo nos cursos teóricos e práticos. As novas regras, impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não atingem os que iniciaram o processo em dezembro de 2008.
Com a mudança, o curso de formação de condutores passou das 30 horas obrigatórias para 45 horas. Também aumentou de 15 para 20 o mínimo de horas para as aulas de direção.
“Com as novas regras o Contran tem o objetivo de melhorar a formação dos condutores e conseqüentemente reduzir o número de acidentes de trânsito. Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas”, afirma o site do contran.
“A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.”, complementa.
A resolução também possibilita que o curso prático para motocicleta seja realizado em via pública. Nesse caso, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. (Rodolfo Torres)
Temas
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta determina cassação de Ramagem e Eduardo Bolsonaro
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo
TENSÃO NO GOVERNO
Gleisi e Jaques Wagner trocam críticas nas redes após PL da Dosimetria