Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. ONGs reforçam objeção a mudanças no Código Florestal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ONGs reforçam objeção a mudanças no Código Florestal

Congresso em Foco

5/6/2010 16:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O Ministério do Meio Ambiente celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), em parceria com secretarias e ONGs de diversos estados. Estão programados para hoje (sábado, 5) e amanhã debates, exposições, passeios ciclísticos e demais atividades simultâneas em capitais como Brasília e Rio de Janeiro. Por trás do caráter meramente comemorativo, ONGs e grupos de preservação ambiental usam a ocasião para reforçar as objeções às mudanças ao Código Florestal Brasileiro, que tem proposta de reformulação em curso em comissão especial da Câmara.

Leia mais sobre o Código Florestal:
Código Florestal: no caminho do meio
Um comunista na mira dos ambientalistas 

Amanhã (6), a partir das 8h, o ministério realizará em Brasília, em conjunto com a ONG Rodas da Paz, o 8º Passeio Ciclístico e a 1ª Caminhada por um Brasil Sustentável, a partir da Esplanada dos Ministérios. O objetivo dos eventos é enfatizar a importância da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Segundo a Agência Brasil, cerca de seis mil pessoas devem participar das atividades. 

Já no Rio de Janeiro, também no domingo pela manhã, exposições, apresentações e oficinas de educação ambiental para crianças marcam a abertura da semana comemorativa no Aterro do Flamengo, zona sul carioca. No Rio Grande do Sul, a Semana Estadual do Meio Ambiente 2010 vai de hoje até o próximo dia 12, mobilizando ONGs, órgãos estaduais e municipais e universidades. Plantio de árvores, rodas de discussão e cursos sobre procedimentos ambientais constam da programação.
   
Paz verde

A ONG Greenpeace aproveitará a Semana do Meio Ambiente para realizar, em diversos municípios brasileiros, atividades educativas sobre as mudanças a serem operadas no Código Florestal Brasileiro - conjunto de leis de proteção ecológica. A peça, que data de 1965, será modificada em comissão especial da Câmara, com relatoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Partidas de futebol e exposições fotográficas são os instrumentos escolhidos pela ONG para explicar as mudanças sobre o Código à sociedade.

A "pelada na floresta" será realizada em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Manaus. O confronto será entre as equipes Floresta Futebol Clube e Motosserra Futebol Clube - o resultado deve ser, por motivos óbvios, uma goleada para o primeiro time. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, por sua vez, receberão a exposição Floresta Ameaçada, que mostrará os malefícios que algumas alterações ao Código podem causar ao meio ambiente.

"É um momento muito oportuno, pois o relatório sobre as mudanças do Código Florestal redigido pelo deputado federal Aldo Rebelo pode ser apresentado na próxima terça-feira (8)", explica o coordenador do Greenpeace, Rafael Cruz, para quem a bancada ruralista do Congresso quer desfigurar o Código e anistiar infratores da legislação ambiental, ampliando o limite de desmatamento nas chamadas APPs (áreas de preservação permanente).

ONGs x Aldo

Aldo Rebelo deve apresentar seu relatório sobre o Código Florestal nos próximos dias. Ele diz que o conjunto de leis atual precisa ser alterado porque, por exemplo, torna cúmplices de crimes ambientais quem come arroz, uma vez que boa parte da produção arrozeira é executada de maneira irregular.

Rebelo também pretende definir em um novo código a possibilidade de reunir reserva legal e  APPs, BM como consolidarção de lavouras em encostas e topos de morros desmatados ilegalmente.

Com objeções às mudanças na legislação, ONGs como WWF, Greenpeace, Instituto Socioambiental e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia lançaram uma página na internet (www.sosflorestas.com.br) sobre o histórico do Código Florestal, defendendo a manutenção da lei para a preservação dos recursos naturais e do clima.

Data

Em 1972, a primeira discussão em nível internacional sobre questões ambientais foi realizada no dia 5 de junho - daí a escolha da data comemorativa - na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Desde então, diversos eventos internacionais, como a Eco92,no Rio de Janeiro, tem sido realizados com o objetivo de conscientizar nações e sociedades sobre a importância da proteção ao meio ambiente.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

ENERGIA RENOVÁVEL

Governo impõe uso de energia limpa nova em projetos de exportação

Meio ambiente

Fundo Amazônia financiará combate a incêndios no Cerrado e Pantanal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética

2

Reforma Administrativa

Hugo Motta convoca debate sobre reforma administrativa

3

Emendas PIX

Dino manda investigar uso de R$694 milhões em emendas Pix sem plano

4

PEDIDO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Moraes pede extradição de seu ex-assessor acusado de vazar informações

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Flávio Bolsonaro relata assalto na residência de seus avós no RJ

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES