Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI quer apoio federal para investigar ex-deputado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI quer apoio federal para investigar ex-deputado

Congresso em Foco

20/11/2009 11:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha

A CPI da Violência Urbana vai pedir apoio ao Ministério da Justiça, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para aprofundar as investigações sobre os crimes atribuídos ao ex-deputado estadual do Amazonas Wallace de Souza. O relator da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), esteve esta semana em Manaus, onde ouviu autoridades locais a respeito das ações da organização criminosa da qual Wallace é acusado de liderar.

Seis testemunhas de crimes atribuídos ao grupo do ex-deputado foram assassinadas no último mês, desde que Wallace e seu filho Raphael foram presos, acusados de comandar uma organização que usava a estrutura da Polícia Militar para a prática de crimes como assassinato, extorsão e tráfico de drogas. Cinco das seis vítimas foram mortas após prestarem depoimentos à polícia e ao Ministério Público.

Wallace foi cassado pela Assembleia Legislativa do Amazonas, suspeito de ter participação no assassinato de nove pessoas. Os crimes atribuídos ao então deputado estadual eram exibidos num programa de TV apresentado por ele. O caso veio à tona em reportagem veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo.

"Trata-se de um caso muito maior, uma organização criminosa que tem forte presença no tráfico de drogas, influência comprovada dentro da estrutura policial no estado, com espaços na mídia, e que exige inclusive uma investigação sobre a possibilidade de comprometimento de segmentos do Judiciário e do Ministério Público", disse Paulo Pimenta, em Manaus, relata a Agência Câmara.

O relator da CPI da Violência Urbana diz que a organização criminosa atua há vários anos em Manaus e passou a assassinar testemunhas por causa do sentimento de impunidade. Segundo Paulo Pimenta, a comissão vai promover novas audiências públicas para tratar do assunto no Amazonas e em Brasília.

"Entendo que existe, por trás de todos esses episódios, um grande sentido de impunidade, que envolve pessoas que exercem atividades públicas, que podem envolver membros do Ministério Público, do Poder Judiciário e esses episódios que estão ocorrendo aqui no estado chegaram ao conhecimento dos órgãos de corregedoria e fiscalização dessas organizações", afirmou Pimenta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Arruda e Paulo Octávio vão repetir dobradinha no DF

Nos jornais: governo estuda MP para conter aposentadorias

Cristovam e Manuela são eleitos os melhores do ano

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES