Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/6/2009 16:18
Rodolfo Torres
A Comissão Especial da Crise no Comércio, um dos cinco colegiados da Câmara formados para analisar os efeitos da turbulência econômica mundial no Brasil, vai propor ao governo a criação de um banco específico para financiar exportações e importações.
Segundo o deputado Neudo Campos (PP-RR), relator da comissão, esse tipo de banco é comum em países como os Estados Unidos e o Japão. O parlamentar acredita que, inicialmente, a instituição a ser criada poderia ser subsidiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Atualmente, o BNDES tem uma pequena fatia desse mercado, em que a maior parte, 75%, está nas mãos de um banco francês", argumenta. "É melhor conhecer por dentro esse sistema. Até porque são os franceses que terminam fazendo isso por nós", explica o deputado.
No caso dos Estados Unidos, esse banco especializado é o Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank), que é o órgão oficial de crédito para exportação daquele país. A instituição assume riscos de crédito e "ajuda a colocar os exportadores americanos no mesmo nível dos exportadores de outros países financiados por seus governos". "Em mais de 70 anos de operação, o Ex-Im Bank já apoiou mais de 400 bilhões de dólares em exportações americanas para o mercado internacional", afirma o site do órgão financeiro americano.
O relatório de Neudo Campos, apresentado nessa quarta-feira (17), também ressalta que a atual crise financeira internacional teve sua raiz na escassez de crédito no mercado. "A falta de crédito foi a gota d'água para acarretar toda essa crise que o mundo passa."
Como forma de estimular o acesso ao crédito, o relatório do colegiado também propõe a redução da taxa de juros cobradas pelas administradoras dos cartões de crédito, e a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito.
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
Recesso parlamentar
Girão pede suspensão do recesso para investigar INSS e Banco Master