Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/6/2009 16:18
Rodolfo Torres
A Comissão Especial da Crise no Comércio, um dos cinco colegiados da Câmara formados para analisar os efeitos da turbulência econômica mundial no Brasil, vai propor ao governo a criação de um banco específico para financiar exportações e importações.
Segundo o deputado Neudo Campos (PP-RR), relator da comissão, esse tipo de banco é comum em países como os Estados Unidos e o Japão. O parlamentar acredita que, inicialmente, a instituição a ser criada poderia ser subsidiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Atualmente, o BNDES tem uma pequena fatia desse mercado, em que a maior parte, 75%, está nas mãos de um banco francês", argumenta. "É melhor conhecer por dentro esse sistema. Até porque são os franceses que terminam fazendo isso por nós", explica o deputado.
No caso dos Estados Unidos, esse banco especializado é o Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank), que é o órgão oficial de crédito para exportação daquele país. A instituição assume riscos de crédito e "ajuda a colocar os exportadores americanos no mesmo nível dos exportadores de outros países financiados por seus governos". "Em mais de 70 anos de operação, o Ex-Im Bank já apoiou mais de 400 bilhões de dólares em exportações americanas para o mercado internacional", afirma o site do órgão financeiro americano.
O relatório de Neudo Campos, apresentado nessa quarta-feira (17), também ressalta que a atual crise financeira internacional teve sua raiz na escassez de crédito no mercado. "A falta de crédito foi a gota d'água para acarretar toda essa crise que o mundo passa."
Como forma de estimular o acesso ao crédito, o relatório do colegiado também propõe a redução da taxa de juros cobradas pelas administradoras dos cartões de crédito, e a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores