Notícias

Aposentados por lúpus, epilepsia ou artrite poderão ser isentos do IR

17/6/2009
Publicidade
Expandir publicidade

Rodolfo Torres

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) substitutivo ao Projeto de Lei 467/03. Pelo texto aprovado, os trabalhadores aposentados em decorrência de lúpus, epilepsia e artrite reumática poderão ficar isentos do Imposto de Renda.O projeto ainda terá de ser analisado pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS).

Pelo projeto original, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), determinava que os servidores aposentados por invalidez em decorrência dessas doenças receberiam os salários originais. Contudo, o colegiado acabou optando por aprovar o substitutivo do relator da proposta senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O parlamenta goiano é o presidente da CCJ.

De acordo com Demóstenes, apenas o presidente da República tem a prerrogativa de propor alterações no Regime Jurídico Único.

Paim também pretendia deixar sem carência a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez ao segurado acometido por essas doenças. Contudo, o relator também modificou essa parte, explicando que mudanças na lei sobre o imposto de renda não podem ser feitas por meio de projeto de lei que também verse sobre assuntos previdenciários.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos