Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Em busca de mais feriados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Em busca de mais feriados

Congresso em Foco

23/9/2005 14:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Simone Mello


Existe em circulação no Congresso uma série de projetos que criam novos feriados nacionais. Um deles trata do Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro. O senador Paulo Paim (PT-RS), os deputados Luiz Alberto (PT-BA) e João Caldas (PL-AL) são alguns dos parlamentares que levaram esse projeto ao plenário. A idéia, nobre, é estimular o combate ao preconceito e as manifestações em defesa da igualdade racial, transformando em feriado a data que já é comemorada pelo movimento negro em todo o país.

A deputada Nice Lobo (PFL-MA) sugeriu uma homenagem à pátria: prolongar o recesso do Dia de Tiradentes, tornando feriado também o dia seguinte, no qual se comemora a chegada dos portugueses ao país. A data, justifica a deputada, foi um marco em 1500 "da inserção do Brasil no mundo ocidental, mais precisamente no contexto da civilização cristã". Para Nice, "a comemoração é uma condição indispensável à afirmação de nossa identidade". 

Teve deputado que se preocupou até em prolongar os descansos no fim de semana. A proposta é simples. "Os feriados que caírem entre terças e sextas-feiras serão comemorados por antecipação nas segundas-feiras, salvo os dias 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-feira Santa, 7 de Setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal). Havendo mais de um feriado na mesma semana, o segundo passará à semana seguinte".

O autor do projeto é Milton Monti (PL-SP). Na justificativa da proposta, o deputado considera que os "feriados no meio da semana causam muitos transtornos e prejuízos à economia do país, principalmente ao comércio". Para Monti, o feriado na segunda-feira pode permitir ao trabalhador "planejar melhor sua vida e aproveitar um fim de semana prolongado sem que a economia fique prejudicada".

Segundo uma lei de 1949, o Brasil não poderia ter mais do que cinco feriados nacionais. Em 2005, teremos nove feriados nacionais. De acordo com uma portaria do governo, os feriados nacionais são os seguintes: 1º de janeiro (Confraternização de Ano Novo), 25 de março (Sexta-Feira Santa), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

LEIA MAIS

Perdas e danos

Novo fatiamento para a reforma da Previdência

Senado adia decisão sobre acordo antitabagista

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES