Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Em mensagem a Obama, Lula pede soluções para a crise

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Em mensagem a Obama, Lula pede soluções para a crise

Congresso em Foco

21/1/2009 | Atualizado às 18:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula enviou hoje (21) uma mensagem oficial ao novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tomou posse ontem. Na nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, Lula diz que, assim como o democrata, também tem a preocupação de encontrar soluções "urgentes e profundas" para a crise financeira mundial.

Lula afirmou que a crise, originada nos Estados Unidos, ameaça países em desenvolvimento, como o Brasil. "O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado", disse.

No texto, Lula disse que os dois países têm muitas semelhanças, já que possuem "sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural". "Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral", afirmou o presidente brasileiro. (Mário Coelho)

Veja a íntegra da mensagem:

"Senhor Presidente,

É com prazer que me dirijo a Vossa Excelência para cumprimentá-lo por sua posse como Presidente dos Estados Unidos da América.

Como sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural, Estados Unidos e Brasil têm muitas semelhanças e propósitos comuns. Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral.

Compartilho, igualmente, suas preocupações em encontrar soluções urgentes e profundas para enfrentar a grave crise financeira e econômica que, originada no mundo desenvolvido, ameaça os países em desenvolvimento. O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado.

Na expectativa de poder, num futuro próximo, dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso, faço votos de que Vossa Excelência tenha muito êxito nas suas novas funções e de que sejamos os instrumentos de uma renovada amizade entre nossos dois povos.

Cordialmente,
Luiz Inácio Lula da Silva"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Sucessão no Senado: Garibaldi afirma que votará em Sarney

Serraglio: TV Câmara impede divulgação de propostas

Deputados recém-empossados esclarecem processos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES