Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/1/2009 20:43
Representantes de centrais sindicais reuniram-se nesta segunda-feira (19) com o presidente Lula no Palácio do Planalto e pediram redução na taxa básica de juros na economia. Atualmente fixada em 13,75% ao ano, a taxa de juros brasileira é apontada pelos sindicalistas como um entrave ao desenvolvimento econômico.
“Os juros básicos da economia precisam cair acentuadamente, e bem rápido”, afirmou o presidente da CUT, Artur Henrique, no site da entidade. Segundo ele, a redução de 1% na taxa de juros injetaria R$ 15 bilhões na economia.
A CUT iniciará amanhã uma série de manifestações em indústrias metalúrgicas do ABC paulista para defender empregos diante da turbulência financeira internacional.
Além disso, sindicalistas também cobraram do presidente redução de impostos e garantia de emprego aos trabalhadores de empresas que receberam auxílio do Estado.
O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, defende – além da redução na taxa de juros – a utilização do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para aumentar as parcelas do seguro-desemprego, além do aumento no salário mínimo.
Quem também defende uma redução na taxa de juros é o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Para ele, as taxas estão “altas demais” e asfixiam o mercado. (Rodolfo Torres)
Temas
Polícia Judicial
Lei que reorganiza a carreira da polícia judicial é sancionada
Direitos estudantis
Deputados querem tornar obrigatória a remuneração de todos os estágios
Crescimento Econômico
Crescimento econômico brasileiro deve desacelerar em 2026, aponta IFI