Um grupo de candidatos à Presidência da Câmara que se apresenta como alternativa ao deputado Michel Temer (PMDB-SP) será lançado hoje (17) na Casa. O ex-presidente da instituição Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e
Ciro Nogueira (PP-PI) formalizam suas candidaturas no mesmo horário e local, a liderança do PSB. A expectativa é que Milton Monti (PR-SP) faça o mesmo, embora seu gabinete não confirme.
“É para fecharmos um acordo de apoio mútuo num segundo turno”, disse Aldo ao Congresso em Foco na manhã desta quarta-feira. Assim, quem conseguisse ir para a segunda fase da votação contra Temer receberia votos dados aos colegas derrotados.
Hoje, PSDB, DEM e PPS declaram oficialmente seu apoio a Michel Temer, que já tem o apoio do PT e do próprio PMDB. Se todos os deputados dessas legendas seguirem a orientação do partido, o candidato peemedebista teria 301 votos, o suficiente para vencer a disputa em primeiro turno.
Por sua vez, o Bloquinho, o PP e o PR, partidos de Ciro e Milton Monti, respectivamente, somam 160 parlamentares.
As eleições da Câmara acontecem em 1º de fevereiro. Como a data cai num domingo, a votação pode ser adiada para o dia seguinte. (Renata Camargo e Eduardo Militão)