Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/12/2008 | Atualizado às 23:05
Por 41 votos a 34, e um nulo, o ex-senador José Jorge Vasconcelos (ex-PFL) foi escolhido pelo Senado para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ex-secretário de Habitação e deputado federal por Pernambuco, José Jorge foi o nome do então PFL para vice-presidente na chapa do tucano Geraldo Alckmin (SP), derrotado por Lula na disputa à Presidência da República, em 2006.
Ex-ministro de Minas e Energia no segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, José Jorge deixa a presidência da Companhia Energética de Brasília (CEB) para ocupar a vaga, por aposentadoria compulsória, do também ex-senador Guilherme Palmeira (ex-PFL).
Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que concorreu à vaga do TCU com José Jorge, obteve o apoio quase irrestrito do partido – alguns “dissidentes” peemedebistas votaram com a bancada oposicionista liderada por PSDB e DEM. Após o anúncio do resultado, o senador tocantinense pediu a palavra e, em breve discurso, agradeceu pelos votos recebidos e parabenizou o oponente, no que aplaudido pelos pares.
A aprovação do nome do ex-senador segue para a apreciação da Câmara, onde deve ser endossada pelos deputados, como rege a prática legislativa – como não é uma matéria legiferante (que executa mudanças na legislação), a indicação de autoridades aprovada no Senado é apenas confirmada na Câmara, segundo exigências formais. (Fábio Góis)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira