Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Desemprego atinge quase 50% dos jovens no país

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Desemprego atinge quase 50% dos jovens no país

Congresso em Foco

20/5/2008 | Atualizado às 18:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O índice de desemprego atingiu, em 2005, 46,6% dos jovens brasileiros de 15 a 24 anos. O dado, publicado hoje (20), é referente ao último levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com esse índice, o Brasil é líder em relação ao número de jovens desempregado entre os dez países pesquisados pelo Ipea. O México ficou em segundo com 40,4%, seguido por Argentina (39,6%), Reino Unido (38,6%), Suécia (33,3%), Estados Unidos (33,2%), Itália (25,9%), Espanha (25,6%), França (22,1%) e Alemanha (16,3%).

Segundo o estudo, a “crise do emprego” ocorrida no país em meados da década passada atingiu principalmente os jovens. Ainda de acordo com o levantamento, em 2006, 22,6% daqueles que tinham entre 15 e 17 anos estavam desempregados, enquanto que, na faixa de 30 a 59 anos, o valor atingiu 5%.

Um dos motivos apontados para o alto índice de desempregado se deve à grande rotatividade entre os trabalhadores jovens, fato menos corriqueiro entre os trabalhadores adultos.

“Parte da rotatividade, que não é necessariamente prejudicial à trajetória profissional, deve-se às próprias decisões do trabalhador jovem que, no início do ciclo de vida, passa por um processo de ‘experimentação’ em várias ocupações. Ao mesmo tempo, outro fator da rotatividade deste grupo de trabalhadores é explicado pelo lado da demanda: os postos de trabalho ocupados por pessoas com pouca qualificação e experiência são, geralmente, os piores em termos de remuneração e condições de trabalho, além de terem os custos mais baixos de demissão e contratação”, ressaltam Jorge Abrahão de Castro e Luseni Aquino, em trechos do estudo.

Escolaridade

Além da rotatividade, os técnicos lembram que a baixa escolarização que atinge milhares de jovens no país também ajuda a elevar os índices de desemprego dessa faixa etária. Segundo o estudo, a freqüência ao ensino médio – na idade adequada – ainda não abrange metade dos jovens de 15 a 17 anos, sendo que apenas 34% deles ainda estão no ensino fundamental.

“O processo de escolarização da maioria dos jovens brasileiros é marcado por desigualdades e oportunidades limitadas. Predominam trajetórias escolares interrompidas pela desistência e pelo abandono, que, algumas vezes, são seguidos por retomadas. As saídas e os retornos caracterizam um percurso educacional irregular”.

Mudanças de comportamento

Neste cenário de restrição das oportunidades de emprego, há também outras tendências sociais que indicam o baixo número de jovens empregados. Ao contrário das gerações nascidas na década de 1970, em que a incidência do ingresso no mercado de trabalho a partir dos 13 anos era um fator corriqueiro, na geração da década de 1990 esse fenômeno verifica-se cada vez mais raro.

A razão para isso, segundo os técnicos, é a busca de uma melhor qualificação educacional pelos jovens de hoje, o que os leva a permanecem cada vez mais na casa dos pais, uma vez que, geralmente, os grupos mais jovens ocupam postos de pior qualidade e retorno financeiro.

Reflexos do desemprego

Os técnicos lembram também que as altas taxas de desemprego entre os jovens se refletem diretamente nas garantias sociais, trabalhistas, na condição e no exercício da cidadania, tendo em vista que o vínculo com a rede pública de proteção social ainda se dá em grande medida via inserção no mercado formal de trabalho. (Erich Decat)

Leia o estudo na íntegra

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES