Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/3/2008 | Atualizado 5/3/2008 às 3:15
A TAM negou hoje (4) a denúncia de que aviões da empresa levaram secretamente um carregamento de armas à Venezuela. A informação foi levada nesta tarde a plenário pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).
“A companhia não realiza 'vôos secretos' à Venezuela ou a qualquer outro destino. A TAM mantém vôo regular diário para Caracas, de passageiros e cargas, desde setembro de 2007”, diz o documento da empresa aérea.
O texto revela, no entanto, que, a pedido do Ministério da Defesa, a TAM realizou, “em caráter de urgência”, uma pesquisa em seus registros nos últimos 15 dias, sem encontrar nenhum transporte de armas no período.
“Em seguida, iniciou buscas nos dias anteriores, localizando uma exportação de uma carga de revólveres Taurus para um importador venezuelano, totalizando 1.329,4 kg”, complementa, destacando que “a exportação, que seguiu todos os trâmites legais, contou com as autorizações oficiais devidas, e o transporte desse tipo de carga pela TAM é autorizado pelo Exército, que também emitiu a permissão ao exportador”.
A denúncia
A denúncia do tucano se baseia em informações da organização internacional World-Check , que afirma que o primeiro vôo (de um total de quatro) já havia transportado 1,5 toneladas de armamento e munição para o país sul-americano.
O ministro da Defesa foi ao Senado na noite de hoje, prestar esclarecimentos sobre o fato. Jobim negou categoricamente a denúncia. Após a reunião, Virgílio declarou estar satisfeito com as explicações do ministro. “Não tenho elementos para duvidar do ministro”, disse Virgílio. Segundo o senador, Jobim afirmou que “o Brasil não se envolveria numa aventura dessas”. (Rodolfo Torres)
Confira a íntegra da nota
Nota de esclarecimento
Sobre declaração feita hoje no Senado sobre suposto transporte secreto de
armamento para a Venezuela, a TAM esclarece:
1. A companhia não realiza “vôos secretos” à Venezuela ou a qualquer outro destino. A TAM mantém vôo regular diário para Caracas, de passageiros e cargas, desde setembro de 2007;
2. A pedido do Ministério da Defesa, a companhia realizou, em caráter de urgência, uma pesquisa em seus registros dos últimos 15 dias, sem encontrar nenhuma exportação de armas, e repassou essa informação às autoridades. Em seguida, iniciou buscas nos dias anteriores, localizando uma exportação de uma carga de revólveres Taurus para um importador venezuelano, totalizando 1.329,4 kg.
3. A exportação, que seguiu todos os trâmites legais, contou com as autorizações oficiais devidas, e o transporte desse tipo de carga pela TAM é autorizado pelo Exército (Certificado de Registro nº 34704, de 11.10.2006, válido até 30.09.2008), que também emitiu a permissão ao exportador (Guia de Tráfego nº 000319/2008, de 15.01.2008).
4. O transporte regular de exportações da Taurus também é feito para países como os EUA e Argentina, sempre cumprindo todos os requisitos previstos em lei.
São Paulo, 04 de março de 2008.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR