Entre as poucas mulheres apontadas como destaque na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), lembrou que o chamado “sexo frágil” tem um longo desafio à frente. “Ainda somos muito poucas para a vida pública do país. O desafio é não ficar apenas nos assuntos específicos e, sim, participar do poder efetivamente.”
A proporção de mulheres eleitas para ocupar cargos no Legislativo Federal é a mesma das que foram apontadas como destaque na primeira fase do Prêmio: em torno de 10%.
Nessa primeira etapa, os votos dos jornalistas decidiram os parlamentares finalistas, mas, a partir de terça-feira (18), os internautas definirão quem receberá o prêmio.
A deputada disse ter ficado muito feliz com a classificação. Ela atribui os votos recebidos ao “respeito pelos profissionais da comunicação e, principalmente, à responsabilidade de prestar contas de suas obrigações e opiniões”. Ela afirma que a crise que atinge o Congresso exige “ainda mais de cada congressista no cumprimento de suas atribuições”. (Ana Paula Siqueira)