Os deputados do DEM entraram com recurso na presidência da Câmara solicitando a anulação da sessão de terça-feira (11) da comissão especial que analisa a prorrogação da CPMF. Se o pedido for acatado, o relatório do deputado Antônio Palocci (PT-SP) terá que ser lido novamente e a votação provavelmente será adiada, já que os deputados da oposição avisaram que pretendem pedir vista do parecer outra vez. A intenção do recurso, protocolado ontem (12), é obstruir. Caiado diz que a sessão vai entrar pela madrugada de sexta-feira.
Os deputados do DEM Paulo Bornahusen (SC) e Ronaldo Caiado (GO) afirmam que o presidente da comissão especial que analisa a PEC 558/06, que prorroga até 2011 a cobrança da CPMF, feriu regimento interno da Casa. O artigo 57, inciso VIII, diz que autores de propostas têm que ser avisados com três sessões plenárias de antecedência da discussão de suas matérias. No recurso, os deputados alegam que esse aviso foi dado no mesmo dia da convocação da sessão extraordinária, a terça-feira dia 11.
Bornhausen pressionou o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) no plenário, solicitando a resposta para o recurso. Até o momento não se sabe o veredito do petista, mas a Secretaria Geral da Mesa informou que a resposta já está sendo trabalhada e deve sair a qualquer momento. (Ana Paula Siqueira)