Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Biografia sobre Sarney impede votação no Senado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Biografia sobre Sarney impede votação no Senado

Congresso em Foco

22/3/2011 10:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O livro Sarney ? A biografia, de Regina Echeverria, foi lançado nesta terça-feira (22) em Brasília, com direito à presença na fila de autógrafos do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, pivô do caso dos atos administrativos secretos, que paralisou a Casa em 2009. A prestigiosa movimentação em torno do senador, porém, desprestigiou a pauta legislativa, postergando a apreciação de temas como a Medida Provisória 510/10, que prorroga contratos de franquia de serviços a serem prestado pelos Correios (leia mais sobre a pauta pendente do Congresso).

Diversos senadores prestigiaram o lançamento do livro e suas 624 páginas, o que esvaziou a sessão plenária de hoje (terça, 22) e liberou a tribuna para discursos, sem espaço para votação. No início da noite, o Plenário chegou a registrar apenas quatro senadores, incluindo-se o presidente da reunião não deliberativa, Paulo Paim (PT-RS). No parlatório, Vital do Rêgo (PMDB-PB) e seu terno branco contrastavam com o mar azul de cadeiras vazias da ?plateia?.

Além da MP ? instrumento legislativo que tem provocado rebelião entre os senadores (leia aqui e aqui) ? dois projetos de lei foram pautados para votação: o Projeto de Lei da Câmara 3/2010, que delega ao juiz a formação de colegiado para atuar em processos contra organizações criminosas; e o Projeto de Lei do Senado 185/2004, que estipula condições e limites para o uso de algemas. Ambos só podem ser votados depois da MP, que perde validade se não for votada até amanhã (quarta, 23).

Honoráveis bandidos

O anúncio de livros sobre o presidente do Senado costuma mesmo causar percalços ? às vezes resultando em pancadaria, com direito a chuva de cadeiras de outros objetos nada celestes. Em 4 de novembro de 2009, quando a biografia não autorizada Honoráveis bandidos ? Um retrato do Brasil na era Sarney, do jornalista Palmério Dória, era lançada no Sindicato dos Bancários, em São Luís do Maranhão, uma claque transformou o local em uma praça de guerra.

Na ocasião, o ex-governador do Maranhão Jackson Lago e o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), inimigos políticos de Sarney, prestigiaram o evento ao lado de opositores do governo Roseana Sarney, filha do senador. E acusaram-no de ter convocado uma ?tropa-de-choque? para provocar o tumulto, que foi parar na polícia maranhense.

O momento cômico do lançamento de hoje, o da biografia autorizada, aliás, foi a performance da repórter Mônica Iozzi, do programa jornalístico-humorístico CQC (TV Bandeirantes). Ela pediu que Sarney autografasse Honoráveis..., mas não obteve sucesso na picardia. "Este eu não assino", esquivou-se o biografado.

Relembre o quebra-pau no Maranhão:

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputado que chamou ministro de 'moreno escuro' pede desculpas

Deputado chama ministro do STF de 'moreno escuro'

Tucano vai relatar caso de Jaqueline Roriz

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES