Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/2/2011 9:36
Fábio Góis
A nova composição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado não inclui entre seus 23 membros dois co-fundadores dos maiores partidos governistas do país ? Pedro Simon (RS), nome histórico do PMDB; e Eduardo Suplicy (SP), o primeiro senador eleito pelo PT. Ambos compuseram as formações anteriores, e eram considerados uma espécie de quadro cativo do colegiado.
Na manhã desta quarta-feira (9), foram escolhidos o presidente e o vice da comissão, respectivamente Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Pimentel (PT-CE). Por coincidência, um comando cearense, mas não por acaso governista. Essa composição conduzirá os trabalhos pelos próximos dois anos.
Em seu primeiro ato nesta legislatura, a CCJ aprovou o nome do ministro Luiz Fux para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal ? decisão corroborada pelo Plenário do Senado poucos minutos depois da deliberação do colegiado, que foi composto às pressas justamente para aprovar a indicação da presidenta Dilma Rousseff. O Supremo está incompleto desde agosto de 2010, quando o ministro Eros Grau atingiu a aposentadoria compulsória (70 anos).
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora