Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Atos secretos: Agaciel será suspenso por 90 dias

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Atos secretos: Agaciel será suspenso por 90 dias

Congresso em Foco

11/3/2010 1:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis
Com 34 anos de Senado, o ex-diretor-geral Agaciel Maia vai ser suspenso por 90 dias por ter sido, segundo comissão de sindicância, um dos responsáveis pelas centenas de atos secretos emitidos desde 1998. Descoberto em 2009, o escândalo - um dos piores da história da instituição - quase tirou do posto o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), amigo de Agaciel e responsável por sua indicação ao cargo de diretor-geral.

Segundo o portal de notícias G1, o documento que define a punição ainda tem de ser assinado pelo primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), o que deve ser feito até quinta-feira (11). Dez técnicos da Advocacia Geral da Casa foram consultados e embasaram a suspensão de 90 dias como a decisão adequada. Com corte de salário durante o período de aplicação, e sem possibilidade de conversão em multa, trata-se da segunda sanção administrativa mais grave prevista no regimento da instituição.

Uma deliberação anterior havia determinado a demissão de Agaciel - mas foi invalidada porque a interpretação não foi unânime. A suspensão seguiu jurisprudência do Supremo Tribunal Federal segundo a qual o servidor público só deve ser demitido por improbidade administrativa depois de condenação judicial. "O que ainda não ocorreu", diz nota técnica que justifica a decisão.

Ainda segundo o G1, a conclusão do trabalho dos será encaminhada ao Ministério Público Federal, a fim de que seja apurada a prática de crimes contra a administração pública.
 
Entre amigos
 
Utilizada para fins diversos - contratação de parentes e aliados, aumento de gratificações e criação de diretorias -, a emissão dos atos administrativos não era registrada nos canais formais do Senado, como o Boletim Administrativo de Pessoal e o Diário Oficial. O procedimento viola as normas da administração pública, que determina a publicação de todas as decisões tomadas em âmbito institucional.

Em entrevista concedida ao Congresso em Foco no último dia 19, Agaciel preferiu não falar sobre o procedimento administrativo disciplinar em curso contra ele no Senado. "Não posso responder sobre isso." Para ele, as denúncias que resultaram em seu afastamento da Diretoria Geral foram resultado de "guerra política".

Leia mais:
Agaciel de novo, nos braços do povo?

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senado aprova general que criticou gays

Câmara redistribui royalties do petróleo para municípios

Projeto da ficha limpa avança na Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

5

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES