Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/12/2008 | Atualizado 18/12/2008 às 1:18
No início da noite de hoje (17), com o dia ainda claro devido ao horário de verão, uma chuva não impediu uma manifestação de aposentados que, com analogia à Via Crucis, foi ao Congresso pedir a aprovação de três projetos essenciais à classe. Um dos manifestantes levou rampa acima uma cruz de cerca de três metros de altura, acompanhando por “romeiros” com velas em punho, e encostou o símbolo do calvário em uma pilastra em frente ao Salão Negro (entre os espaços da Câmara e do Senado).
O grupo estava acompanhado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), espécie de “patrono” dos aposentados e pensionistas e autor das matérias supracitadas. O ato foi uma forma de pressionar os deputados a aprovar as proposições – já chanceladas pelo Senado. Para a frustração da classe, contudo, hoje (17) a Câmara realizou a última sessão deliberativa do ano, e as três proposições sequer entraram em pauta na ordem do dia, no plenário.
Paim foi um dos senadores que, utilizando a estrutura de comunicação e a capacidade de repercussão do Senado, realizaram em três ocasiões vigílias em favor da causa dos aposentados – duas delas adentraram a madrugada e terminaram na manhã do dia seguinte ao início do ato (leia abaixo).
“O movimento já está nas ruas e vai se ampliar”, declarou o senador ao Congresso em Foco, no momento em que recebia cumprimentos de membros da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). “Os aposentados estão felizes. E eu estou caminhando com eles com muita alegria.”
À reportagem, o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalves, disse que ainda não teve “acesso” à tramitação dos projetos na Câmara, mas avisou que a mobilização vai ser intensificada. “Cada vez mais vamos aumentar o movimento. Os ‘cara-enrugada’ voltaram para as ruas!”, exclamou Warley, parodiando o movimento que, em 1992, fortaleceu o pedido de impeachment para o então presidente da República Fernando Collor de Melo.
As matérias que os aposentados querem ver aprovadas são: a que elimina o fator previdenciário (equação de cálculo para benefício de aposentados); a que recompõe os valores de pensões e aposentadorias dos beneficiários da Previdência Social; e a que estende o meio de cálculo de reajuste do salário mínimo aos benefícios da Previdência.
Horas depois de encerrada a manifestação, velas fixadas no chão e o símbolo do cristianismo permaneciam em frente ao Salão Negro, mas sem os idosos que os levaram até lá. Mas sem que isso represente desistência: “Esperamos que isso sensibilize o Executivo e a Câmara dos Deputados, para que votem os projetos. Agora a Câmara deve fazer a sua parte", disse Paim. (Fábio Góis)
Leia também:
Senadores fazem vigília em plenário por aposentados
Senadores fazem segunda vigília a favor de aposentados
Senadores fazem 3ª vigília em plenário por aposentados
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora