Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/12/2008 | Atualizado 18/12/2008 às 1:18
No início da noite de hoje (17), com o dia ainda claro devido ao horário de verão, uma chuva não impediu uma manifestação de aposentados que, com analogia à Via Crucis, foi ao Congresso pedir a aprovação de três projetos essenciais à classe. Um dos manifestantes levou rampa acima uma cruz de cerca de três metros de altura, acompanhando por “romeiros” com velas em punho, e encostou o símbolo do calvário em uma pilastra em frente ao Salão Negro (entre os espaços da Câmara e do Senado).
O grupo estava acompanhado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), espécie de “patrono” dos aposentados e pensionistas e autor das matérias supracitadas. O ato foi uma forma de pressionar os deputados a aprovar as proposições – já chanceladas pelo Senado. Para a frustração da classe, contudo, hoje (17) a Câmara realizou a última sessão deliberativa do ano, e as três proposições sequer entraram em pauta na ordem do dia, no plenário.
Paim foi um dos senadores que, utilizando a estrutura de comunicação e a capacidade de repercussão do Senado, realizaram em três ocasiões vigílias em favor da causa dos aposentados – duas delas adentraram a madrugada e terminaram na manhã do dia seguinte ao início do ato (leia abaixo).
“O movimento já está nas ruas e vai se ampliar”, declarou o senador ao Congresso em Foco, no momento em que recebia cumprimentos de membros da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). “Os aposentados estão felizes. E eu estou caminhando com eles com muita alegria.”
À reportagem, o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalves, disse que ainda não teve “acesso” à tramitação dos projetos na Câmara, mas avisou que a mobilização vai ser intensificada. “Cada vez mais vamos aumentar o movimento. Os ‘cara-enrugada’ voltaram para as ruas!”, exclamou Warley, parodiando o movimento que, em 1992, fortaleceu o pedido de impeachment para o então presidente da República Fernando Collor de Melo.
As matérias que os aposentados querem ver aprovadas são: a que elimina o fator previdenciário (equação de cálculo para benefício de aposentados); a que recompõe os valores de pensões e aposentadorias dos beneficiários da Previdência Social; e a que estende o meio de cálculo de reajuste do salário mínimo aos benefícios da Previdência.
Horas depois de encerrada a manifestação, velas fixadas no chão e o símbolo do cristianismo permaneciam em frente ao Salão Negro, mas sem os idosos que os levaram até lá. Mas sem que isso represente desistência: “Esperamos que isso sensibilize o Executivo e a Câmara dos Deputados, para que votem os projetos. Agora a Câmara deve fazer a sua parte", disse Paim. (Fábio Góis)
Leia também:
Senadores fazem vigília em plenário por aposentados
Senadores fazem segunda vigília a favor de aposentados
Senadores fazem 3ª vigília em plenário por aposentados
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime