Notícias

Chuvas em SC: governo estuda liberar FGTS para vítimas

27/11/2008
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente Lula analisa mudar as regras do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para beneficiar as vítimas das enchentes no estado de Santa Catarina. O petista reuniu-se hoje (27) com congressistas catarinenses e solicitou à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos, que analisem as mudanças solictadas pelos parlamentares barrigas-verdes.

Entre as alterações analisadas está a mudança no prazo para retirada do benefício, que seria reduzido de 12 meses para zero. Além disso, o governo estuda ampliar o limite de saque, que atualmente é de R$ 2,6 mil. Uma das propostas é ampliar esse montante para dez salários mínimos. 

Nesta sexta-feira (28) haverá uma reunião para tratar exclusivamente do tema. Além de Dilma e Maria Fernanda, devem comparecer ao encontro os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Carlos Lupi (Trabalho).

Ao Congresso em Foco, o senador catarinense Raimundo Colombo (DEM) classificou a medida como positiva. O parlamentar lembrou que não é a primeira vez que o governo agiliza a retirada do FGTS em prol das vítimas de enchentes em seu estado. “É uma praxe. O município decreta calamidade e o governo libera o FGTS”, explica.

Colombo lembrou que na enchente de 1984 em Santa Catarina, quando ele era secretário de Estado, ocorreu o mesmo procedimento por parte do governo federal. “É uma coisa importante”, resumiu. O Congresso em Foco não conseguiu localizar a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que participou da reunião da bancada catarinense com Lula. (Rodolfo Torres)

Leia também

Governo libera quase R$ 2 bi para SC por causa das chuvas

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos