Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/4/2007 | Atualizado às 19:23
O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de conceder um mandato de segurança determinando à instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara. A ação foi impetrada pelos deputados Onix Lorenzoni (RS), líder do DEM; Antônio Carlos Pannunzio (SP), líder do PSDB; e Fernando Coruja (SC), líder do PPS.
Ao contrário dos deputados oposicionistas, que precisaram recorrer ao STF para que a comissão fosse instalada; no Senado, uma comissão com os mesmos objetivos foi instalada sem dificuldades assim que a oposição conseguiu atingir o número mínimo de adesões.
Ontem, governo e oposição entraram em acordo para que a instalação da CPI no Senado fosse adiada por 20 dias. (leia mais)
Parlamentares da base governista trabalham para que apenas uma CPI seja instalada. A preferência do Planalto é pela instalação da comissão apenas na Câmara, já que lá o governo conta com ampla maioria. O governo também considera que duas CPIs seriam prejudiciais ao andamento das votações dos projetos que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Congresso Nacional.
No entanto, o presidente nacional do Democratas, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirmou que não existe qualquer possibilidade de o partido aceitar um acordo contra a instalação da CPI no Senado em troca da relatoria ou da presidência da comissão na Câmara. (leia mais)
Requerimento lido
O senador Mão Santa (PMDB-PI) leu hoje (25) o requerimento de instalação da CPI do Apagão Aéreo no Senado. A comissão será composta por 13 senadores e terá 180 dias para investigar as causas do caos aéreo.
“É um desejo do Congresso a instalação dessa CPI”, afirmou o senador José Agripino Maia, líder do DEM. Agripino ressaltou que a intenção da CPI é “identificar a culpa onde ela estiver, buscando os problemas e apontar as soluções”. "Faremos uma CPI para que o tráfego aéreo no Brasil seja uma coisa séria", disse o senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA). (Lucas Ferraz e Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores