Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/4/2007 6:54
Os líderes da oposição no Senado ameaçam criar uma CPI do Apagão Aéreo na Casa. As bancadas do PSDB e do DEM (ex-PFL) serão consultadas hoje (11) sobre a viabilidade da proposta.
A idéia é abrir duas frentes de investigações sobre a crise aérea caso o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) determine a instalação da CPI na Câmara. De acordo com a Folha de S. Paulo, a comissão parlamentar de inquérito proposta pelos senadores teria um foco mais abrangente do que a sugerida pelos deputados.
A CPI investigaria denúncias de irregularidades na Infraero, o controle de mercado por companhias aéreas e os problemas no sistema de aviação civil.
O entendimento dos líderes da oposição é de que seria mais fácil aprovar requerimentos de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico e convocar pessoas para depor no Senado, onde o governo não tem maioria folgada, do que na Câmara.
A instalação da CPI ainda depende de decisão do Plenário do Supremo, que analisa recurso apresentado pela oposição contra o arquivamento do pedido de criação da comissão na Câmara.
"Esperar o Supremo decidir é o pior cenário. Está demorando demais e temos receio de manobras do governo", disse o líder do DEM, senador José Agripino (RN), à Folha. "Não há afronta ao Judiciário porque a Câmara segue aguardando a decisão", afirmou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). (Edson Sardinha)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores