Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/3/2007 | Atualizado às 10:51
Pesquisa do Instituto Ipsos revela que o presidente Lula é o chefe de Estado mais bem avaliado e George W. Bush, o mais rejeitado, na opinião dos cidadãos da América Latina. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, que teve acesso ao relatório da pesquisa, o instituto concluiu que Bush está "tomando emprestada" a popularidade de Lula para marcar presença no continente.
O estudo revela que Lula tem um saldo (imagem positiva menos imagem negativa) de 36 pontos porcentuais no Brasil, 39 na Bolívia e 37 no Peru, enquanto Bush tem saldo negativo de 43 na Bolívia, 55 no Brasil e 3 no Peru. Lula e Bush têm, respectivamente, 55% e 32% de aprovação entre seus eleitores.
Ainda de acordo com O Estado de S. Paulo, o estudo garante que a aproximação política interessa aos dois países. Ao Brasil porque a exportação de etanol deve gerar novos empregos e aos EUA por conta da redução do papel estratégico do petróleo árabe permitida pelo uso de biocombustíveis.
Chávez e Evo
Mesmo com o esforço para tornar-se um líder na região, o presidente Hugo Chávez tem saldos negativos de 21 pontos no Brasil e de 51 pontos no Peru. O boliviano Evo Morales tem um saldo positivo de 64 pontos em seu país, mas 12 pontos negativos no Brasil e 21 no Peru.
No Brasil, Chávez é mal visto por 36% dos entrevistados e agrada 15%. Evo tem imagem negativa para 37% e positiva para 25%. Bush, o mais rejeitado, tem imagem negativa para 71% e positiva para 16%, ou seja, 55 pontos negativos.
Temas
JUDICIÁRIO