Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/10/2006 23:26
Se você tem vivas na memória as imagens do quentíssimo encontro entre os presidenciáveis promovido dia 8 pela TV Bandeirantes e por acaso não viu o debate realizado hoje (19) à noite pelo SBT, procure imaginar mais ou menos o inverso do que ocorreu 11 dias atrás.
Restringidos pela regra do programa, que impedia ofensas pessoais e procurava estimular a discussão de idéias, os candidatos Lula (PT) e Alckmin (PSDB) enfrentaram-se no SBT num clima de respeito mútuo, deixando de lado as trocas de acusações para se concentrar na avaliação do que cada um fez como gestor público (na Presidência da República e no governo de São Paulo) e no debate de propostas de ação.
Ao longo dos 90 minutos, Lula ressaltou as realizações do seu governo, prometeu fazer mais em um eventual segundo mandato e procurou explorar aspectos que considera incoerentes no discurso do seu adversário. Já Alckmin manteve o tom de crítica à administração petista, mas de modo bem mais suave que o adotado na Band, e sempre tentando pôr em destaque três compromissos básicos: com a ética, o crescimento econômico e a melhoria da gestão.
Alckmin, portanto, sem a agressividade do debate anterior e mais disposto a discutir propostas, em vez de se fixar quase exclusivamente (como daquela vez) no tema da corrupção. Lula, mais seguro, valendo-se aqui e ali da ironia para colocar em dúvida a sinceridade e, em alguns casos, até mesmo a viabilidade de certas promessas do oponente.
Volte a acessar esta matéria dentro de alguns minutos para ler a cobertura completa e consolidada do debate do SBT. Enquanto isso, veja os principais momentos do debate na seção Últimas Notícias.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças