Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Planalto contesta declarações de Lula sobre Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Planalto contesta declarações de Lula sobre Congresso

Congresso em Foco

18/9/2006 7:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Presidência da República divulgou nota, nesse domingo (17), negando que o presidente Lula tenha dito qualquer frase que pudesse ser entendida como uma ameaça à democracia, durante jantar na casa do ministro do Desenvolvimento Luiz Furlan. 

Em sua coluna de domingo, reproduzida por vários jornais, o jornalista Elio Gaspari relatou que Lula teria respondido ao empresário Eugênio Staub, durante jantar com empresários, sobre como pretendia fazer as reformas necessárias ao país: "Staub, não acorde o demônio que tem em mim, porque a vontade que dá é fechar esse Congresso e fazer o que é preciso".

Segundo relato da jornalista Sonia Racy, no jornal O Estado de S. Paulo, Lula teria dito, no mesmo jantar, que o Brasil só conseguiria crescer no ritmo da China se não tivesse Congresso. "Aqui é mais complicado. A China é uma ditadura. Para fazer isso, só se eu fechasse o Congresso", teria afirmado o presidente.

De acordo com as matérias, o clima de descontração não permitiu que a fala fosse entendida como ameaça, embora tivesse causado certa estranheza. Para evitar qualquer dúvida sobre sua defesa à democracia, Lula teria feito menção a uma famosa frase de Ulysses Guimarães: "O doutor Ulysses já dizia: ruim com os políticos, pior sem eles", falou o presidente.

Leia abaixo a íntegra da nota da Presidência:

"Diante de notícias publicadas em jornais de hoje relativas à postura do Presidente da República frente ao Congresso Nacional, cabe afirmar:
1. É falso que o presidente tenha, em qualquer momento, feito afirmação que pudesse ser entendida como uma ameaça ou hipótese de restrição ao livre, pleno e soberano funcionamento do Congresso Nacional;

2. A história de luta e compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a democracia e, por conseqüência, com a soberania e a independência dos poderes que constituem o regime democrático, é amplamente conhecida do povo brasileiro;

3. Ao longo de 44 meses de mandato, o presidente não só demonstrou absoluto respeito pela liberdade e soberania do Congresso como fez questão de prestigiá-lo e valorizá-lo com repetidos gestos de apreço;

4. Só o contexto eleitoral, com reiteradas tentativas de causar confusão e dificuldades para a expressão informada da vontade popular, explica a divulgação de pseudo-notícias como as que apareceram hoje."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Tucanos vão ao TSE por causa de dossiê

CPI pedirá dados sobre gestão de tucanos na Saúde

Os bens de Bezerra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

2

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

3

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

4

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

5

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES