Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. ACM Neto é o novo líder do DEM na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ACM Neto é o novo líder do DEM na Câmara

Congresso em Foco

31/1/2011 21:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Quarto maior partido da Câmara, com 43 representantes, o DEM escolheu hoje (segunda, 31) ACM Neto (BA) como novo líder de bancada. Corregedor da Câmara até o ano passado, o deputado venceu Eduardo Sciarra (PR), que também estava no páreo, por uma diferença de nove votos (26 a 17). Depois Da Vitoria, ACM discursou para os membros do partido em reunião secreta.

Do lado de fora, ACM defendeu em sua primeira declaração como líder a permanência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, nos quadros do partido. O prefeito apoiava Sciarra para a liderança da legenda. Graças a uma disputa interna no DEM, especula-se que Kassab deixe o partido e passe a engrossar as fileiras do PMDB - hipótese que fica ainda mais factível com a vitória do grupo de ACM Neto. "Estou disposto a conversar com ele, e criar todas as condições para a permanência dele."

A eleição de ACM Neto evidencia um racha em um partido que, no final de 2009, ficou enfraquecido com a descoberta do esquema de corrupção que teve como pivô o seu único governador à época, José Roberto Arruda. Depois da deflagração da Operação Caixa de Pandora (leia tudo sobre), que desvendou o "mensalão do Arruda", o ex-governador foi preso e quase expulso do partido, mas se antecipou e anunciou desfiliação.

ACM Neto, apoiado pelo presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), pertence ao grupo alinhado ao senador Aécio Neves (MG), um dos principais nomes do PSDB - partido que faz, na condição de protagonista, a dobradinha oposicionista no Congresso, com o reforço de siglas como o PPS. Já Sciarra, que recebeu o apoio do líder predecessor, Paulo Bornhausen (SC), é do núcleo que apóia José Serra (SP), outro cacique tucano com influência nos demais partidos de oposição. Marcos Montes (MG), cuja candidatura fora lançada por Bornhausen, retirou-se da disputa em favor de Sciarra.

Com representatividade menor do que o PSDB tanto na Câmara quanto no Senado, o DEM é recorrentemente apontado como legenda-suporte dos tucanos. A atuação de coadjuvante, apontam analistas políticos, deveria dar vez à orientação de candidatura própria para eleições presidenciais, por exemplo.

O DEM, que se chamava Partido da Frente Liberal até 2006, é segundo maior partido oposicionista da nova legislatura (2011-2014) - o PSDB elegeu 53 nas eleições de outubro. Em março deste ano, a legenda promoverá eleições que definirão a executiva nacional nos próximos dois anos.

Saiba mais sobre o novo Congresso

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara: oito partidos têm líderes definidos

Suplicy diz que vai enfrentar Popó no ringue

Psol lança candidato de protesto contra Sarney

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES