Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. ACM Neto é o novo líder do DEM na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ACM Neto é o novo líder do DEM na Câmara

Congresso em Foco

31/1/2011 21:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

Quarto maior partido da Câmara, com 43 representantes, o DEM escolheu hoje (segunda, 31) ACM Neto (BA) como novo líder de bancada. Corregedor da Câmara até o ano passado, o deputado venceu Eduardo Sciarra (PR), que também estava no páreo, por uma diferença de nove votos (26 a 17). Depois Da Vitoria, ACM discursou para os membros do partido em reunião secreta.

Do lado de fora, ACM defendeu em sua primeira declaração como líder a permanência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, nos quadros do partido. O prefeito apoiava Sciarra para a liderança da legenda. Graças a uma disputa interna no DEM, especula-se que Kassab deixe o partido e passe a engrossar as fileiras do PMDB – hipótese que fica ainda mais factível com a vitória do grupo de ACM Neto. “Estou disposto a conversar com ele, e criar todas as condições para a permanência dele.”

A eleição de ACM Neto evidencia um racha em um partido que, no final de 2009, ficou enfraquecido com a descoberta do esquema de corrupção que teve como pivô o seu único governador à época, José Roberto Arruda. Depois da deflagração da Operação Caixa de Pandora (leia tudo sobre), que desvendou o “mensalão do Arruda”, o ex-governador foi preso e quase expulso do partido, mas se antecipou e anunciou desfiliação.

ACM Neto, apoiado pelo presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), pertence ao grupo alinhado ao senador Aécio Neves (MG), um dos principais nomes do PSDB – partido que faz, na condição de protagonista, a dobradinha oposicionista no Congresso, com o reforço de siglas como o PPS. Já Sciarra, que recebeu o apoio do líder predecessor, Paulo Bornhausen (SC), é do núcleo que apóia José Serra (SP), outro cacique tucano com influência nos demais partidos de oposição. Marcos Montes (MG), cuja candidatura fora lançada por Bornhausen, retirou-se da disputa em favor de Sciarra.

Com representatividade menor do que o PSDB tanto na Câmara quanto no Senado, o DEM é recorrentemente apontado como legenda-suporte dos tucanos. A atuação de coadjuvante, apontam analistas políticos, deveria dar vez à orientação de candidatura própria para eleições presidenciais, por exemplo.

O DEM, que se chamava Partido da Frente Liberal até 2006, é segundo maior partido oposicionista da nova legislatura (2011-2014) – o PSDB elegeu 53 nas eleições de outubro. Em março deste ano, a legenda promoverá eleições que definirão a executiva nacional nos próximos dois anos.

Saiba mais sobre o novo Congresso

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara: oito partidos têm líderes definidos

Suplicy diz que vai enfrentar Popó no ringue

Psol lança candidato de protesto contra Sarney

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES