Rodolfo Torres
Seis meses após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovar a proposta, a Câmara vai instalar a comissão especial que analisará o mérito da Proposta de Emenda à Constituição 33/09, que retoma a exigência de formação superior em jornalismo para o exercício da profissão.
A informação é do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), autor da matéria, que garante: será na próxima semana, entre terça e quarta-feira.
O petista explica que a promessa partiu do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), em reunião com parlamentares que defendem a proposta e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
“A instalação vai acontecer, qualquer que seja a composição”, afirma Pimenta, que confessa pressionar pelo andamento da proposição. “Isso eu cobro toda semana.”
A comissão já conta com 15 membros titulares. Para que o colegiado tenha o número de integrantes titulares preenchido, falta apenas uma indicação do bloco liderado pelo PMDB, e duas indicações da oposição (PSDB, DEM e PPS).
A exigência da formação superior em jornalismo para o exercício profissional caiu por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho do ano passado.
Confira os titulares da comissão especial
Carlos Abicalil (PT-MT) Chico Alencar (Psol-RJ) Colbert Martins (PMDB-BA) Fátima Bezerra (PT-RN) Francisco Praciano (PT-AM) Geraldo Resende (PMDB-MS) Hugo Leal (PSC-RJ) Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) José Paulo Tóffano (PV-SP) Lídice da Mata (PSB-BA) Luiz Carlos Setim (DEM-PR) Paes Landim (PTB-PI) Rebecca Garcia (PP-AM) Vic Pires Franco (DEM-PA) Wilson Picler (PDT-PR)