Notícias

Imagens da ocupação na Câmara Legislativa

23/4/2010
Publicidade
Expandir publicidade

Thomaz Pires

Um dia após desocuparem a futura sede da Câmara Legislativa, manifestantes do movimento Fora Arruda e Toda a Máfia, que protestam contra o novo governo no Distrito Federal, divulgam imagens exclusivas do protesto. Um vídeo da ação de ocupação espalha-se em redes sociais justificando o movimento da ação. O Congresso em Foco teve acesso ao material, em que manifestantes classificam o governador Rogério Rosso, eleito pelo voto indireto, de “governador biônico” e pedem a intervenção federal.

Nas imagens, os jovens aparecem deitados em colchões e pintando cartazes de protestos. Eles reiteram em depoimentos os motivos para a ação de ocupação. “Esse prédio é um presente nefasto para a população. Chega ser feito de palhaço”, diz um dos integrantes fazendo menção à obra da nova sede do Legislativo do DF, que custou cerca de 300% mais caro do que o previsto.

O grupo, formado por cerca de 30 pessoas, ocupou o prédio da futura sede do Legislativo local por uma janela lateral na noite de quarta-feira (21), quando era comemorado o aniversário de 50 anos da cidade.  As faixas de protesto, penduradas no prédio, foram todas pintadas durante ocupação. Apesar da promessa de resistência, os jovens preferiram deixar o edifício após o pedido de reintegração de posse expedido pelo Ministério Público do Distrito federal e Territórios (MPDFT).A saída foi negociada por líderes dos estudantes com a Polícia Militar, que deu garantia de que a polícia não agiria contra os estudantes. Cerca de cem policiais reforçaram a segurança na nova sede da Câmara Legislativa. Os manifestantes esperaram a chegada dos oficiais de Justiça para desocupar o local. Os oficiais fizeram vistoria do prédio a pedido dos estudantes, que queriam mostrar que o local não sofreu danos durante a ocupação Nas imagens divulgadas, figura também entre os jovens Toni Panetone, personagem que ficou famoso por ter a candidatura impugnada e que tornou-se símbolo do protesto contra o governo Arruda. As imagens divulgadas pelos manifestantes foram feitas com apoio da organização não governamental Centro de Mídia independente, site que apoia também outros grupos de protestos contra o governo do Distrito Federal. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos