Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidente da CPI defende repasses a prefeituras

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Presidente da CPI defende repasses a prefeituras

Congresso em Foco

6/11/2007 | Atualizado às 14:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da CPI das ONGs, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), defendeu, na tarde de hoje (6), o repasse de recursos da educação para as prefeituras. O parlamentar questionou o fato de o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinar dinheiro para 47 ONGs no programa Brasil Alfabetizado e encontrar irregularidades em 24 delas.
 
Para Colombo, os recursos deveriam ser destinado às prefeituras, até para descentralizar a gestão. “Isso desmoraliza as ONGs boas”, acrescentou o presidente da CPI. Vice-presidente da comissão, Lúcia Vânia (PSDB-GO), também destacou ao presidente do FNDE, Daniel Silva Balaban, a centralização dos recursos e da fiscalização dos convênios.
 
Ela estranhou porque há pedidos para aumentar o número de servidores se o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a redução nos gastos com pessoal pela União. Lúcia Vânia disse que a estrutura dos Tribunais de Contas dos estados e dos municípios poderia ser usada pelo governo federal para fazer uma fiscalização mais barata.
 
Colombo ainda destacou os municípios ficam com apenas 3% da arrecadação nacional, enquanto os estados abocanham 22% e a União, 67% – exemplo de que a descentralização não funciona como deveria.
 
Jatinho
 
O senador Heráclito Fortes questionou o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para a realização de uma auditoria do FNDE. O trabalho apontou irregularidades em 24 ONGs, mas “absolveu” a entidade da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, a Alfabetização Solidária. Para Heráclito e Lúcia Vânia, com a descentralização, esse gasto seria desnecessário.
 
O senador do Piauí foi mais além. Ele achou estranho o uso dos aviões, porque o presidente do FNDE disse que os jatos “estavam à disposição” dos servidores. Heráclito informou que encaminharia um ofício para saber se foi respeitada a legislação para a utilização das aeronaves. “Quero saber quem solicitou, quantas horas voou, quanto foi gasto....”, enumerou.
 
"Carona"
O presidente do FNDE, Daniel Balaban, respondeu na própria sessão da CPI. Ele recuou e disse que os aviões não estavam à disposição. “Se falei assim, me expressei mal e peço desculpas.” Balaban ainda explicou que apenas um vôo aconteceu e, ainda assim, na forma de uma “carona” para cinco servidores. O jato já estava com viagem marcada para a Bahia.
 
Balaban justificou o uso do avião porque os resultados da auditoria deveriam sair logo. Assim que soube das denúncia de mau uso do dinheiro público, o FNDE bloqueou o dinheiro nas contas das ONGs e era necessário dirimir a suspeita ou exigir a devolução dos valores já sacados pelas entidades. (Eduardo Militão)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Proposta sobre CPMF é "insatisfatória", avalia tucano

Lula cobra do PT fim da discussão sobre 3º mandato

Auditor pede mais servidores para controlar FNDE

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES